Segundo informações da jornalista Raquel Krähenbühl, da GloboNews, eles foram convidados por Ivanka Trump, filha do presidente estadunidense, Donald Trump. A repórter publicou um vídeo em que Bolsonaro aparece, com a filha no colo, em frente à Casa Branca.
Eduardo Bolsonaro, esposa e filha Geórgia estiveram hoje na Casa Branca, acompanhados pelo embaixador Nestor Forster. Foram convidados por Ivanka Trump, com quem se encontraram. @GloboNews @g1 pic.twitter.com/UtCAgaoMVV
— Raquel Krähenbühl (@Rkrahenbuhl) January 4, 2021
Trump deixará a presidência no dia 20 de janeiro. Nesta quarta-feira (6), o Congresso dos EUA vai se reunir para certificar a vitória de Joe Biden nas eleições norte-americanas.
O presidente dos EUA ainda não reconheceu oficialmente sua derrota no processo eleitoral e vem entrando na Justiça para contestar o resultado do pleito. Apesar disso, o chefe de Estado aprovou início da transição de poder para o democrata.
O governo do presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, só reconheceu a vitória do adversário do republicano nas eleições em 15 de dezembro, mais de um mês após a maioria dos líderes mundiais. Biden, por sua vez, prometeu pressionar o Brasil a rever sua política ambiental.
A visita do filho do presidente acontece no mesmo dia em que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, escreveu mensagem no Twitter elogiando o chanceler Ernesto Araújo.
There is no more freedom-loving FM than you @ernestofaraujo. You, me, liberty. Game on. pic.twitter.com/ViFGzD4iTh
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) January 4, 2021
Não há chanceler mais amante da liberdade do que você Ernesto Araújo. Você, eu, a liberdade. O jogo está rolando
Além disso, ao fazer retrospectiva de sua atuação no cargo, Pompeo citou a relação dos EUA com o Brasil. Ele publicou uma foto de sua vinda à posse de Bolsonaro, assim como várias imagens ao lado de Araújo.
#SoMuchWinning. Our relationship with Brazil is at an all-time high. Together with the @jairbolsonaro Administration, we signed a new 3-part trade deal, designated Brazil a major non-NATO ally, and launched the U.S.-Brazil Environmental Framework Dialogue. pic.twitter.com/W4Y71Kczkc
— Secretary Pompeo (@SecPompeo) January 4, 2021
Nosso relacionamento com o Brasil está na maior alta até hoje. Juntos com o governo Jair Bolsonaro, assinamos um novo acordo comercial de três partes, designamos o Brasil como um aliado importante extra-OTAN e lançamos o Diálogo da Estrutura Ambiental EUA-Brasil
Eduardo Bolsonaro, que está de recesso de sua atuação como parlamentar, preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. A visita à Casa Branca não foi anunciada e não há informações, por enquanto, se Eduardo encontrou alguma autoridade estadunidense. O filho de Bolsonaro chegou a ser cogitado para assumir a embaixada brasileira em Washington.