Um correspondente da Sputnik no local relatou que os manifestantes romperam o cordão de segurança perto do Capitólio dos Estados Unidos. A polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.
Os apoiadores de Donald Trump chegaram a invadir o Capitólio, em tentativa de impedir o Congresso de certificar a vitória de Joe Biden na corrida presidencial. Congressistas afirmaram que ouviram tiros sendo disparados dentro do prédio do Capitólio.
"Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso país e nossa Constituição, dando aos estados a chance de certificar um conjunto corrigido de fatos, não os fraudulentos ou imprecisos que eles foram solicitados a certificar previamente. Os EUA exigem a verdade!", escreveu.
Imagens da confusão entre policiais e manifestantes foram compartilhadas nas redes sociais.
Intensificam os conflitos entre a polícia de Washington e os manifestantes em frente ao Capitólio.pic.twitter.com/73BAWnCuWz
— Allan Dos Santos (@allanldsantos) January 6, 2021
Dentro do Capitólio, manifestantes e polícia entraram em conflito.
#Washington #DC
— Shane B. Murphy (@shanermurph) January 6, 2021
Clashes taking place inside the Capitol building between Trump supporters and Capitol Police.
📷: Elijah Schafferpic.twitter.com/NoDZzvjrSk
Conflitos ocorrendo dentro do edifício do Capitólio entre os apoiadores de Trump e a Polícia do Capitólio.
O congressista Dan Kildee, membro do Partido Democrata, afirmou que os policiais chegaram a sacar suas armas durante o processo de evacuação do Congresso. Ele e seus colegas foram instruídos a deitar no chão para se protegerem.
I am in the House Chambers. We have been instructed to lie down on the floor and put on our gas masks. Chamber security and Capitol Police have their guns drawn as protesters bang on the front door of the chamber.
— Rep. Dan Kildee (@RepDanKildee) January 6, 2021
This is not a protest. This is an attack on America.
Estou na Câmara dos Representantes. Fomos instruídos a deitar no chão e colocar nossas máscaras de gás. A segurança da Câmara e a polícia do Capitólio têm suas armas em punho enquanto os manifestantes batem na porta da frente da Câmara. Isto não é um protesto. Isto é um ataque à América.
Quase uma hora depois que os manifestantes romperam as barreiras do Capitólio, o presidente Trump escreveu mais um tweet, pedindo que todos permaneçam ao lado da polícia e que mantenham a calma.
Please support our Capitol Police and Law Enforcement. They are truly on the side of our Country. Stay peaceful!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
Por favor, apoiem nossa Polícia do Capitólio e as outras forças policiais. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país. Permaneçam pacíficos!
Por conta do confronto entre manifestantes e policiais, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, ordenou um toque de recolher em toda a cidade das seis da tarde desta quarta-feira (6) até seis da manhã da quinta-feira (7).
O Congresso norte-americano, formado pela Câmara dos Representantes e pelo Senado, se reuniu na tarde desta quarta-feira (6) para uma sessão conjunta para contar e confirmar os votos do Colégio Eleitoral dados em 14 de dezembro.
Pelo menos 140 membros da Câmara dos Representantes e 12 membros do Senado disseram que vão se opor à vitória de Joe Biden e estão exigindo uma comissão independente para realizar uma investigação nas eleições.