Apoiadores de Trump rompem barreiras de segurança no Capitólio, em Washington, durante sessão no Congresso que certifica a vitória de Joe Biden - Sputnik Brasil

Apoiadores de Trump rompem barreiras ao redor do Capitólio e invadem Congresso (VÍDEOS)

Nos siga no
A polícia evacuou os escritórios do Congresso norte-americano nesta quarta-feira (6), em Washington, depois que manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio para protestar contra os resultados da eleição presidencial de 2020.

Um correspondente da Sputnik no local relatou que os manifestantes romperam o cordão de segurança perto do Capitólio dos Estados Unidos. A polícia utilizou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Os apoiadores de Donald Trump chegaram a invadir o Capitólio, em tentativa de impedir o Congresso de certificar a vitória de Joe Biden na corrida presidencial. Congressistas afirmaram que ouviram tiros sendo disparados dentro do prédio do Capitólio.

Em um tweet já apagado, o presidente Donald Trump disse que seu vice-presidente, Mike Pence, não teve "a coragem" para impedir a vitória de Biden e voltou a afirmar que o resultado das eleições é uma fraude.

"Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso país e nossa Constituição, dando aos estados a chance de certificar um conjunto corrigido de fatos, não os fraudulentos ou imprecisos que eles foram solicitados a certificar previamente. Os EUA exigem a verdade!", escreveu.

Imagens da confusão entre policiais e manifestantes foram compartilhadas nas redes sociais.

Dentro do Capitólio, manifestantes e polícia entraram em conflito.

Conflitos ocorrendo dentro do edifício do Capitólio entre os apoiadores de Trump e a Polícia do Capitólio.

O congressista Dan Kildee, membro do Partido Democrata, afirmou que os policiais chegaram a sacar suas armas durante o processo de evacuação do Congresso. Ele e seus colegas foram instruídos a deitar no chão para se protegerem.

Estou na Câmara dos Representantes. Fomos instruídos a deitar no chão e colocar nossas máscaras de gás. A segurança da Câmara e a polícia do Capitólio têm suas armas em punho enquanto os manifestantes batem na porta da frente da Câmara. Isto não é um protesto. Isto é um ataque à América.

Quase uma hora depois que os manifestantes romperam as barreiras do Capitólio, o presidente Trump escreveu mais um tweet, pedindo que todos permaneçam ao lado da polícia e que mantenham a calma.

Por favor, apoiem nossa Polícia do Capitólio e as outras forças policiais. Eles estão verdadeiramente do lado do nosso país. Permaneçam pacíficos!

Por conta do confronto entre manifestantes e policiais, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, ordenou um toque de recolher em toda a cidade das seis da tarde desta quarta-feira (6) até seis da manhã da quinta-feira (7).

O Congresso norte-americano, formado pela Câmara dos Representantes e pelo Senado, se reuniu na tarde desta quarta-feira (6) para uma sessão conjunta para contar e confirmar os votos do Colégio Eleitoral dados em 14 de dezembro.

Pelo menos 140 membros da Câmara dos Representantes e 12 membros do Senado disseram que vão se opor à vitória de Joe Biden e estão exigindo uma comissão independente para realizar uma investigação nas eleições.

Conteúdo
Antigas primeiroRecentes primeiro
03:43 07.01.2021

O Senado dos EUA rejeitou as objeções à aprovação dos resultados das eleições no estado da Pensilvânia.

"Sobre esse escrutínio: a favor – 7, contra – 92. As objeções são rejeitadas", anunciou vice-presidente dos EUA, Mike Pence.

03:37 07.01.2021

A mesma situação ocorreu no estado de Nevada, onde o Congresso aprovou os votos de seis eleitores para Joe Biden. Nenhum dos senadores apoiou as objeções de alguns membros da Câmara dos Representantes contra a aprovação dos votos estaduais.

02:53 07.01.2021

O Congresso dos EUA certificou os votos dos 16 eleitores do estado de Michigan a favor de Joe Biden. As objeções foram retiradas pelos autores devido a tumultos sem precedentes no Capitólio.

02:00 07.01.2021

O Congresso retomou a contagem dos certificados de voto eleitoral: Geórgia- 16 Biden/Harris; Havaí - quatro Biden/Harris; Idaho - quatro Trump/Pence; Illinois – 20 Biden/Harris; Indiana - 11 Trump/Pence.

01:35 07.01.2021
01:13 07.01.2021

O chefe da polícia de Washington, Robert Contee, e a prefeita Bowser fornecem atualizações.

01:10 07.01.2021

Emiti a ordem da prefeita 2021-003, estendendo a emergência pública declarada hoje [6] mais cedo por um total de 15 dias, a menos que seja prevista outra ordem do município.

00:37 07.01.2021
00:33 07.01.2021

Por seis votos a 93, o Senado derrota a objeção aos votos eleitorais do Arizona em 2020. Seis republicanos votaram sim: Cruz, Hawley, Hyde-Smith, Kennedy, Marshall e Tuberville.

00:29 07.01.2021

A pedido da Guarda Nacional dos EUA, estou destacando 1.000 membros da Guarda Nacional de NY para DC por até duas semanas. Uma transição pacífica de poder é a pedra angular de nossa democracia e NY está pronta para ajudar a garantir que a vontade do povo norte-americano seja cumprida com segurança.

00:28 07.01.2021
23:37 06.01.2021
23:16 06.01.2021

O secretário social da Casa Branca, Rickie Niceta, e a vice-secretária de imprensa, Sarah Matthews, renunciaram ao governo de Donald Trump. De acordo com a imprensa norte-americana, mais renúncias importantes são esperadas nas próximas 24 horas.

22:37 06.01.2021

A rede social Facebook, seguindo os passos do Twitter, congelou a conta do presidente dos EUA, Donald Trump, por 24 horas.

"Avaliamos duas violações de nossa política em relação à página do presidente Trump. O resultado será um bloqueio de 24 horas. Isso significa que ele não poderá postar na plataforma por este período", disse a empresa em comunicado.

22:16 06.01.2021

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que presidiu a reunião no Congresso para aprovar os resultados da eleição presidencial, condenou a violência durante os protestos em Washington.

"Para aqueles que causaram estragos no Capitólio, vocês não ganharam, a violência nunca vence, a liberdade vence", disse Pence, abrindo a sessão no Congresso após ser interrompida por várias horas.

22:15 06.01.2021

O Senado dos EUA retomou na noite desta quarta-feira (6) a sessão sobre a eleição presidencial, que foi interrompida por manifestantes que invadiram o Capitólio.

22:03 06.01.2021

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, falou sobre os protestos de apoiadores de Donald Trump em Washington, nesta quarta-feira (6), criticando o líder republicano. 

"A história lembrará corretamente da violência de hoje no Capitólio, alimentada pelo presidente em exercício, que continuou a mentir sem base sobre o resultado de uma eleição legítima, como um momento de grande desonra e vergonha para todo o nosso país", disse Obama em um comunicado.

21:48 06.01.2021

O presidente Jair Bolsonaro comentou os protestos de apoiadores de Donald Trump ao Capitólio norte-americano e reiterou apoio ao presidente dos EUA. 

"Eu acompanhei tudo. Você sabe que eu sou ligado ao Trump. Você sabe da minha resposta. Agora muita denúncia de fraude, muita denúncia de fraude", disse.

Presidentes Jair Bolsonaro (Brasil) e Donald Trump (EUA) posam para fotos antes de jantar em Mar-a-Lago, na Flórida - Sputnik Brasil
Bolsonaro após a invasão ao Congresso dos EUA: 'Houve muita fraude' nas eleições norte-americanas
21:31 06.01.2021

Um vídeo mostrou cerca de 50 manifestantes nos degraus da residência segurando bandeiras de Trump.

Apoiadores de Trump passam pelo portão da mansão do governador em Olympia

21:14 06.01.2021

O porta-voz do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse que o Congresso se reunirá novamente e concluirá os trabalhos para aprovar os resultados das eleições.

"O vice-presidente Mike Pence voltou ao Senado. Ele não deixou o Capitólio. O vice-presidente estava em contato constante com a liderança da Câmara e do Senado, a polícia do Capitólio, o Departamento de Justiça e o Departamento de Defesa para garantir os esforços para proteger o Capitólio e reabrir o Congresso", declarou o porta-voz.

20:57 06.01.2021

Em um comunicado, o Twitter informou que a conta pessoal do presidente Donald Trump será permanentemente suspensa se ele continuar a violar as políticas de ameaças violentas da plataforma.

"Futuras violações das regras do Twitter, incluindo nossas políticas de integridade cívica ou ameaças violentas, resultarão na suspensão permanente da conta @realDonaldTrump", disse o comunicado da empresa na quarta-feira (6).

Presidente dos EUA, Donald Trump, chega à Sala de Imprensa da Casa Branca - Sputnik Brasil
Twitter bloqueia conta de Trump por 12 horas; presidente tem vídeo removido das redes sociais
20:38 06.01.2021

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou que os líderes do Congresso decidiram retomar a sessão conjunta nesta noite para certificar a vitória do presidente eleito Joe Biden assim que o Capitólio estiver "liberado".

20:18 06.01.2021

Manifestamos nosso repúdio aos graves episódios de violência e a invasão ao Congresso ocorrida hoje em Washington. Confiamos que haverá uma transição pacífica que respeite a vontade popular e expressamos nosso mais forte apoio ao presidente eleito Joe Biden.

20:15 06.01.2021

"Estas são as coisas e eventos que acontecem quando uma sagrada vitória eleitoral esmagadora é retirada tão sem cerimônia e cruelmente de grandes patriotas que foram mal e injustamente tratados por tanto tempo. Vão para casa com amor e em paz. Lembrem-se deste dia para sempre!", disse Trump em seu tweet.

19:51 06.01.2021

A mulher que foi baleada durante os confrontos entre manifestantes que invadiram o Capitólio e policiais morreu. As informações foram publicadas pela NBC com base no depoimento de pessoas familiarizadas com o assunto.

Policiais do tomam posições no Congresso dos EUA enquanto os manifestantes entram no prédio durante uma sessão conjunta para certificar os resultados das eleições de 2020 no Capitólio em Washington, EUA, 6 de janeiro de 2021 - Sputnik Brasil
Morre mulher baleada no Congresso dos EUA após invasão ao Capitólio (VÍDEO)
19:43 06.01.2021
19:39 06.01.2021
19:25 06.01.2021
19:23 06.01.2021
19:20 06.01.2021

Eu me junto ao presidente eleito Joe Biden em pedir o fim do ataque ao Capitólio e aos servidores públicos de nossa nação e, como ele disse, "permitir que o trabalho da democracia avance".

19:02 06.01.2021
18:57 06.01.2021
18:53 06.01.2021

As forças especiais entraram no prédio do Capitólio dos Estados Unidos, onde os manifestantes haviam entrado anteriormente, de acordo com a NBC News.

O canal de TV distribuiu um vídeo mostrando os oficiais das forças especiais caminhando pelo corredor do Congresso.

Equipe FBI SWAT no complexo do Capitólio

18:42 06.01.2021

Deixe-me ser muito claro: as cenas de caos no Capitólio não representam quem somos. O que estamos vendo é um pequeno número de extremistas dedicados à ilegalidade. Isso não é dissidência, é desordem. É quase uma sedição e deve acabar. Agora.

Peço ao presidente Trump que vá agora à televisão nacional para cumprir seu juramento e defender a Constituição, exigindo o fim deste cerco.

A América é muito melhor do que estamos vendo hoje.

18:32 06.01.2021

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, classificou o episódio de invasão ao Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, como "vergonhosa" e pediu para que haja uma "transferência pacífica de poder".

Cenas vergonhosas no Congresso dos EUA. Os Estados Unidos representam a democracia em todo o mundo e agora é vital que haja uma transferência de poder pacífica e ordeira.

18:22 06.01.2021

Em mensagem nas redes sociais, o presidente Donald Trump pediu para que os manifestantes deixem o Capitólio, em Washington.

"Nós tivemos uma eleição que foi roubada da gente e todo mundo sabe, especialmente o outro lado, mas vocês têm que ir para casa agora. Nós temos que ter paz, nós temos que ter lei e ordem, nós não queremos ninguém ferido. É um período muito difícil, nunca houve um período como esse em que algo assim aconteceria, que eles poderiam tirar de todos de nós, de mim, de você e do nosso país. Isso foi uma eleição fraudulenta, mas nós não podemos fazer o jogo deles. Nós temos que ter paz, então vão para casa. Nós amamos vocês, vocês são especiais", disse o presidente.

18:07 06.01.2021

Um suposto explosivo foi achado na sede do Comitê do Partido Republicano em Washington e a região próxima à sede do Comitê Nacional Democrata foi evacuada após a descoberta de um pacote suspeito nesta quarta-feira (6), de acordo com o jornal The New York Times.

Os supostos explosivos foram destruídos com sucesso pelas autoridades.

17:57 06.01.2021

O protesto pacífico é um direito de todo americano, mas este ataque ao nosso Capitólio não será tolerado e os envolvidos serão processados em toda a extensão da lei.

17:53 06.01.2021

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, pediu a observância dos resultados das eleições nos Estados Unidos após os "chocantes" eventos no Capitólio em Washington.

"Cenas chocantes em Washington DC. Os resultados dessas eleições democráticas devem ser respeitados", escreveu Stoltenberg no Twitter.

17:50 06.01.2021

Sob a direção do presidente Donald Trump, a Guarda Nacional está a caminho junto com outros serviços federais de proteção.

Reiteramos o apelo do presidente Trump contra a violência e para permanecermos pacíficos.

17:49 06.01.2021

Não. O protesto pacífico é patriótico. A violência é inaceitável e deve ser condenada nos termos mais fortes.

17:46 06.01.2021
17:42 06.01.2021

Imagens de fora do prédio do Capitólio feitas pelo correspondente da Sputnik

17:39 06.01.2021
17:34 06.01.2021

Não há nada de patriótico no que está ocorrendo no Capitólio. Este é o estilo de anarquia anti-americana do terceiro mundo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала