Chao, que também é esposa do líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, é a primeira secretária do gabinete a anunciar sua saída após os eventos. Muitos funcionários do baixo escalão do governo também afirmaram que vão renunciar a seus cargos, entre os quais estão vários assessores da Casa Branca.
Chao disse que sua renúncia entraria em vigor na próxima segunda-feira (11), apenas nove dias antes de Trump deixar o cargo. Ela disse que o ataque ao Capitólio lhe causou "uma profunda perturbação, de maneira que simplesmente não posso deixar de lado".
It has been the honor of a lifetime to serve the U.S. Department of Transportation. pic.twitter.com/rFxPsBoh6t
— Sec. Elaine Chao (@SecElaineChao) January 7, 2021
Servir ao Departamento de Transporte dos EUA tem sido a honra de uma vida toda.
Chao, ex-secretária do Trabalho e subsecretária de Transporte de governos republicanos anteriores, liderou o departamento por quatro anos e disse que ajudaria seu sucessor, o ex-candidato presidencial democrata Pete Buttigieg, que foi recentemente anunciado pelo presidente eleito Joe Biden, "a assumir a responsabilidade de dirigir este departamento maravilhoso".
Em uma entrevista à agência Reuters em 31 de dezembro, Chao disse que planejava permanecer no cargo até 20 de janeiro, quando o presidente eleito democrata deverá assumir o cargo.
Além disso, um funcionário do governo disse que pode haver renúncias adicionais de integrantes do gabinete antes da próxima segunda-feira (11), segundo a Reuters.