Cinco províncias espanholas - Valência, Castelló, Tarragona, Teruel e Saragoça - permanecem em alerta vermelho por causa da neve, que também atingiu a capital Madri, onde registrou um recorde de 50 centímetros na manhã deste sábado (9), uma quantidade que não era vista na capital espanhola desde 1971, segundo a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET).
#NevadaEnMadrid
— Geól. Sergio Almazán (@chematierra) January 9, 2021
Enero 9 de 2021
AEMET: El actual episodio de #nieve en #Madrid es sin duda uno de los más grandes del siglo XXI en España 🇪🇸 por su extensión e intensidad y la predicción es hasta la media noche del domingo
Créditos 🎥 Marcus Wadsak
Vía @MarcusWadsak pic.twitter.com/OsRUDvPGfK
Nevasca em Madri. 9 de janeiro de 2021, AEMET: O episódio atual de neve em Madri é sem dúvida um dos maiores do século XXI na Espanha por sua duração e intensidade e a previsão é que ela continue até a meia-noite de domingo [10].
Até o momento, foram registradas quatro mortes no país por causa da tempestade de neve: um casal que estava dentro de um carro que foi arrastado pela corrente de um rio em Mijas (Málaga), um homem que acabou soterrado pela neve na localidade de Zarzalejo (Madri), e um sem-teto que morreu de frio na quinta-feira (7) em Calatayud (Saragoça).
"As nevascas que ocorreram na região central, especialmente nas províncias de Madri, Toledo e Cidade Real durante sexta-feira (8) e sábado (9) podem ser classificadas como excepcionais. Foram superados os 40 litros por metro quadrado em forma de neve", informou a AEMET.
Segundo a agência meteorológica da Espanha, a neve cairá em algumas regiões de forma contínua durante um período de 24 horas devido à combinação de uma massa de ar frio que está estacionada sobre a península Ibérica e a chegada da tempestade Filomena pelo sul do país.
09/01 18:01 #AEMET #FMA nivel rojo por nevadas para mañana en Aragón, C. Valenciana y Cataluña . Imagen en vigor a las 18:01 (tabla actualizada haciendo CLIC EN LA IMAGEN), o visite https://t.co/3ce1BF7jDj https://t.co/uwdx4uXp0x
— AEMET (@AEMET_Esp) January 9, 2021
Nível vermelho para nevasca para amanhã [10] em Aragão, Comunidade Valenciana e Catalunha.
O ministro de Transportes da Espanha, José Luis Ábalos, disse em uma coletiva de imprensa que esta era "a maior tempestade que a maior parte do país enfrentou desde que começaram os registros".
"É uma situação absolutamente excepcional que ultrapassou até as previsões mais pessimistas com as quais estávamos trabalhando", acrescentou Ábalos.
Seguimos trabajando en la limpieza de nuestras carreteras, siendo la prioridad la apertura de los máximos accesos posibles.
— José Luis Ábalos (@abalosmeco) January 9, 2021
Prestamos nuestra colaboración a CCAA y Ayuntamientos. En estos momentos, nuestras máquinas quitanieves limpian la M40 con la A-6. pic.twitter.com/wH7VLuJozE
Seguimos trabalhando na limpeza de nossas estradas, e a prioridade é a abertura do máximo de acessos possíveis. Oferecemos nossa colaboração às Comunidades Autônomas e aos municípios. Neste momento, nossas máquinas limpam o acesso à rodovia M40 com a A-6.
Carlos Novillo, chefe dos serviços de emergência de Madri, disse que mais de mil veículos ficaram presos por causa da neve, a maioria no anel viário que circunda a capital e na principal rodovia que liga a cidade com o sul do país, segundo a agência Associated Press.
Por sua vez, a administração do aeroporto de Barajas, o principal do país, informou que o terminal permanecerá fechado neste sábado (9), enquanto o serviço ferroviário Renfe assinalou que estão suspensas todas as rotas de saída ou chegada em Madri, assim como as rotas entre o sul e o nordeste do país.
O presidente de Governo Pedro Sánchez conversou na tarde deste sábado (9) com as autoridades das regiões mais atingidas pela nevasca para coordenar as operações.