Um oficial militar taiwanês de alto escalão afirmou ao jornal Taiwan News que, na segunda-feira (11), o Exército de Libertação Popular (ELP) da China realizou vários exercícios militares nos últimos dias no mar da China Oriental e nas águas ao sul de Fujian, no leste chinês.
A Televisão Central da China (CCTV, na sigla em inglês) também relatou que o Comando do Teatro do Leste do ELP despachou um destacamento de destróieres para realizar exercícios, como bloqueio de radar, rastreamento e manobras de fogo real, no mar da China Oriental.
Já na costa de Fujian, a CCTV reportou que o ELP enviou helicópteros de ataque de uma brigada de aviação do Exército vinculada ao 73º Grupo do EPL para praticar tiro ao alvo e bombardeios em pequenas ilhas e recifes.
Ataques encenados foram seguidos por exercícios de guerra especiais, como pousar e ocupar ilhas e recifes, relata a CCTV. Posteriormente, as tropas das forças especiais foram lançadas sobre os recifes para manobras terrestres.
O oficial militar de Taiwan destacou que os dois exercícios militares ocorreram perto dos extremos norte e sul do país. A fonte acrescentou à mídia que ambos os exercícios foram monitorados de perto e que os militares taiwaneses têm controle sobre a situação.