Em publicação nas redes sociais, o presidente francês defendeu a produção da soja na Europa, destacando que "continuar dependendo da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia".
Continuer à dépendre du soja brésilien, ce serait cautionner la déforestation de l'Amazonie.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 12, 2021
Nous sommes cohérents avec nos ambitions écologiques, nous nous battons pour produire du soja en Europe ! pic.twitter.com/CORHnlIp8E
Continuar dependendo da soja brasileira seria endossar o desmatamento da Amazônia.
Somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa!
A declaração do presidente francês aparece no contexto em que estão em andamento as negociações para um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. A política ambiental do Brasil é vista como um obstáculo para o acerto entre as partes.
"Quando importamos a soja produzida a um ritmo rápido a partir da floresta destruída no Brasil, nós não somos coerentes [...]. Nós precisamos da soja brasileira para viver? Então nós vamos produzir soja europeia ou equivalente", acrescentou Macron.
O líder francês já manifestou diversas críticas em relação à política ambiental brasileira. Em agosto de 2019, Macron classificou os incêndios na Amazônia como "crise internacional". O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, diversas vezes reagiu aos comentários do colega francês, acusando Macron de promover interferência externa e ameaçar a soberania brasileira.