A medida, aprovada por 220 votos a 205, ocorre após uma recusa por escrito do vice-presidente a seguir por esse caminho. Nesta terça-feira (13), Pence enviou uma carta à presidente da câmara, Nancy Pelosi, dizendo que não pretendia invocar a 25ª Emenda acusando Trump de não estar apto para exercer o seu cargo a oito dias de sua substituição pelo presidente eleito Joe Biden.
"Prometo a vocês que continuarei a fazer minha parte para trabalhar de boa fé com a nova administração para garantir uma transição ordenada de poder", disse o vice-presidente em carta enviada à presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi https://t.co/YhcUUZZcwB
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 13, 2021
Pedidos nesse sentido estão sendo feitos desde um complicado episódio, ocorrido no último dia 6, em Washington, em que apoiadores do atual chefe de Estado realizaram um motim no Congresso dos EUA a fim de impedir a certificação dos resultados da eleição presidencial vencida por Biden. Isso porque muitos consideraram a postura de Trump e seus discursos determinantes para o incidente, considerado uma espécie de ataque à democracia americana.
No projeto aprovado na Câmara dos Representantes, os deputados pedem que Pence assuma o papel de presidente interino após declarar Trump "incapaz de cumprir com sucesso as funções e poderes de seu cargo".
Democratas apresentam pedido de impeachment de Donald Trump https://t.co/qdRHlHLHVj
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 11, 2021
Mais cedo, Trump afirmou que não estava preocupado com a possibilidade de um impeachment contra ele com base na 25ª Emenda à Constituição dos EUA, acrescentando que medidas como essa estariam contribuindo ainda mais para o aumento das tensões no país.