O colunista Nikolai Protopopov revelou à Sputnik alguns detalhes do projeto secreto russo.
O Ministério da Defesa da Rússia espera que o novo projeto entre em serviço no final de 2027, já que o design da nova aeronave foi aprovado com suas características. Além disso, todos os contratos necessários para sua produção já foram firmados.
Em dezembro de 2020, construtores russos concluíram a montagem do primeiro motor para um protótipo experimental da aeronave, cuja construção havia iniciado há sete meses.
Os testes da aeronave devem ocorrer neste ano, mas ainda é muito cedo para dizer que a produção em série começa em um futuro próximo, cita o colunista russo.
Muitos detalhes de seu projeto seguem sendo um mistério, sabendo-se apenas que a promissora aeronave utilizará tecnologias furtivas.
Os motores mais potentes que foram instalados a bordo serão capazes de elevar sua autonomia para até 30 horas.
O PAK DA contará com uma configuração conhecida como asa voadora, que, além de torná-lo menos visível aos radares, permitirá elevar suas capacidades de combate, explicou à Sputnik o piloto militar russo Vladimir Popov.
"Não contará com fuselagem, a carga será distribuída uniformemente pela asa. Não haverá equipamento pendurado fora do avião, as entradas de ar estarão escondidas em seu interior e a ampla parte traseira da asa cobrirá os gases quentes do escapamento. Além disso, esta configuração permitirá levar mais combustível, munição e equipamentos radioeletrônicos", destacou.
Além disso, a aeronave estará equipada com eletrônica de última geração com uma margem que permitirá aos construtores russos modernizá-la por décadas.
Atualmente, os construtores russos usam ligas inovadoras para produzir as fuselagens, além de criarem materiais compostos menos visíveis e mais resistentes. De acordo com Protopopov, estas propriedades são importantes, principalmente quando o piloto precisa decolar com um avião pesado, bem como para realizar manobras, quando é submetido a grandes sobrecargas.
Provavelmente, o novo bombardeiro russo será subsônico e terá uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente mil quilômetros por hora.
Por ser uma asa voadora, acredita-se que o PAK DA não conte com estabilizador vertical, desta forma, será difícil para a aeronave compensar os diferentes movimentos de arfagem (levantar o nariz do avião) e tangagem (baixar o nariz do avião) em torno do eixo lateral ou transversal.
Sendo assim, os construtores russos concluíram que a asa voadora deve contar com uma superfície maior, que permitirá ao avião preservar sua manobrabilidade voando a altitudes baixas sobre a terra.
Ao mesmo tempo, a uma altitude de 20 quilômetros, onde o ar é menos denso, esta configuração criará uma sustentação suficiente, explicou Popov.
"O bombardeiro será capaz de voar a uma altitude extremamente baixa, seguindo o contorno do terreno para fazer emboscadas, bem como atacar eficazmente o inimigo a partir da estratosfera", concluiu Popov.