Um teste crucial dos motores do foguete Artemis I da NASA foi abortado no sábado (16) apenas um minuto após o lançamento devido a uma falha técnica, colocando em dúvida sua estreia em novembro de 2021.
O teste, projetado para uma missão à Lua, durou um minuto e 15 segundos, muito abaixo dos oito minutos previstos.
A comunicação entre os operadores de teste, transmitida com o lançamento, indicou um desligamento automático após a detecção de um mau funcionamento importante de um componente em um dos motores.
Os motores superpesados do foguete RS-25 geraram uma potência de 23.680 cavalos e consumiram mais de três milhões de litros de propulsor em pouco mais de um minuto no Centro Espacial Stennis da NASA, no Mississippi, EUA.
Watch all four @NASA_SLS core stage engines roar to life and shake the ground in Mississippi.
— NASA (@NASA) January 16, 2021
Teams are assessing the data on early engine shutdown. pic.twitter.com/U5bNqqbdZd
Veja todos os quatro motores principais do foguete SLS da NASA rugindo e sacudindo o chão no Mississippi.
As equipes estão avaliando os dados sobre o desligamento antecipado do motor.
O Programa Artemis tinha definido um primeiro lançamento não tripulado da nova nave espacial Orion rumo à Lua no final de 2021, algo que Jim Bridenstine, administrador da NASA, disse que pode ser adiado devido às falhas neste teste. O plano é conseguir levar a primeira mulher e um homem à Lua em 2024, como próximo passo para uma missão tripulada a Marte no futuro.
O programa lunar da NASA viu um renascimento sob o ainda presidente norte-americano, Donald Trump, com a criação da Força Espacial dos EUA e outras iniciativas relacionadas ao espaço.