Nova Deli está avançando formalmente na aquisição de 21 caças MiG-29 e 12 aviões Su-30MKI russos, junto com as atualizações de suas frotas existentes, após o Conselho de Segurança aprovar na semana passada a produção de caças HAL Tejas desenvolvidos pelo próprio país.
De acordo com as fontes de defesa citadas pelo jornal, em um futuro próximo a Índia vai emitir uma solicitação de proposta à empresa estatal russa de exportação de armas Rosoboronexport.
Assim, após a entrega de 21 caças MiG-29 o número total destes aviões na Força Aérea da Índia (IAF, na sigla em inglês) será de 80 unidades, com a compra de 12 aeronaves Su-30MKI o número de aparelhos deste tipo fornecidos aumentará para 284. Todos os aviões devem ser entregues em 2024-2025.
Em julho do ano passado, o Ministério da Defesa da Índia deu consentimento inicial para a aquisição de 21 MiG-29 com os aviônicos mais recentes, conjuntos de guerra eletrônica e aperfeiçoamento adicional dos 59 caças existentes na IAF para "assegurar a uniformidade em toda a frota".
O plano de compra maciça foi aprovado em meio a uma escalada militar na fronteira com a China.