A declaração foi uma referência a fala recente do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que, no dia 11 de janeiro, questionado sobre a falta de data para o início da vacinação contra o coronavírus no Brasil, afirmou que o processo começaria "no dia D e hora H".
A imunização no Brasil foi iniciada no domingo passado (17) com doses da CoronaVac. No entanto, o ritmo de vacinação é lento e, além disso, podem faltar doses já nas próximas semanas.
"Também a nossa Força Aérea, nesta primeira parte da entrega de vacinas no Brasil, cumpriu sua missão no dia D-1. Isso é motivo de orgulho, tendo em vista o seu planejamento, a sua organização, o seu patriotismo e o seu sentimento de defesa dos direitos humanos", disse Bolsonaro, segundo a Folha de S.Paulo.
80 anos da FAB
Em evento comemorativo aos 80 anos da Força Aérea Brasileira, realizado na base aérea de Brasília, o presidente citou ainda o transporte de materiais hospitalares em aviões da FAB.
"Podemos dizer, como sempre, o papel da nossa Força Aérea. Só no corrente ano, o que fizeram pelo próximo, podemos citar o socorro aos nossos irmãos de Manaus, que passavam momentos difíceis. E a nossa Força Aérea, transportando em suas asas meios materiais e gente para socorrer os nossos irmãos", disse Bolsonaro.
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o Ministério da Saúde sabia sobre a falta de oxigênio em Manaus desde 8 de janeiro, seis dias antes de o insumo se esgotar em vários hospitais, levando pacientes à morte por asfixia.