A posse de Joe Biden será significativamente diferente das cerimônias de seus antecessores, com alguns dos principais meios de comunicação afirmando que será diferente de qualquer outro evento.
Desde as celebridades que comparecerão na cerimônia até a segurança e o discurso inaugural, já conhecemos alguns dos detalhes da posse de Biden.
Apenas congressistas e amigos
Devido à COVID-19, apenas 1.000 ingressos foram disponibilizados para o evento e todos eles foram fornecidos a congressistas e seus principais amigos.
Não se preocupe, uma multidão de soldados estará presente
A falta de presença da população será compensada pela multidão de militares, que serão responsáveis pela proteção do presidente, do que eles aparentemente pensam ser um ataque iminente da Rússia, China, Irã, ou do vilão favorito de cada um. Sendo assim, aproximadamente 25.000 soldados da Guarda Nacional cuidarão dos procedimentos de segurança. Este número é cinco vezes maior que as tropas dos EUA no Afeganistão e Iraque.
Não me toque!
Joe Biden gosta de beijar e abraçar as pessoas, contudo, ainda estamos no modo COVID-19, então será necessário o uso de máscaras e distância social. Aqueles que estiverem próximos do presidente e vice-presidente durante o juramento terão de apresentar um teste negativo da COVID-19 com antecedência. Para quem não se lembra, antes da eleição Biden afirmou que não usaria máscara durante a posse.
Diga adeus ao desfile inaugural!
Tanto o desfile inaugural quanto o baile serão realizados digitalmente, segundo a equipe de Joe Biden, contando com apresentações musicais e comentários de Biden e Kamal Harris, no estilo de 2020.
Cronograma da cerimônia
As declarações de abertura estão previstas para as 11h30 (13h30 de Brasília). A seguir, Kamala Harris fará o juramento como vice-presidente dos EUA. Espera-se que Biden tome posse às 12h00 (14h00 de Brasília) na presença do presidente da Corte Suprema, John Roberts, se tornando o 46º presidente dos EUA.
Discurso de Biden
O discurso do presidente é considerado sua visão para o país nos próximos quatro anos. Naturalmente, os detalhes sobre o discurso de Biden são mantidos em segredo, mas, dadas as fortes divisões entre o público, o democrata deve muito provavelmente indicar como "derrotar a pandemia, reconstruir e unificar a nação".
Último trunfo
A tradição é que o presidente que está deixando o cargo assista à cerimônia solene e acompanhe a posse de seu sucessor. Contudo, Donald Trump não costuma seguir as tradições.
Trump deve deixar a Casa Branca no início da manhã, para uma possível cerimônia de despedida na Base Aérea de Andrews. Segundo relatos, nesse dia Trump ficará em sua casa na Flórida.
Devemos esperar uma cerimônia entediante?
A ausência de Trump não tornará o evento um tédio. Como de costume, cantores famosos se apresentarão na posse. Neste ano, a cerimônia contará com Lady Gaga cantando o hino nacional norte-americano. Além dela, Jon Bon Jovi, Bruce Springsteen, John Legend e Jennifer Lopez também deverão participar. A cerimônia contará ainda com celebridades como Tom Hanks, Eva Longoria, John Legend, Kerry Washington e Lin-Manuel Miranda.