Mais cedo, o prefeito da capital espanhola, José Luis Martínez Almeida, havia confirmado a morte de duas pessoas.
El alcalde de #Madrid confirmó que al menos dos personas fallecieron en la fuerte explosión en un edificio del centro. "Podemos confirmar que hay dos fallecidos y personas que están siendo atendidas de distinto grado", dijo desde el lugar de los hechos. pic.twitter.com/WJcUwbczvy
— Sputnik Reporteros (@Sputnik_Report) January 20, 2021
O prefeito de Madri confirmou que pelo menos duas pessoas morreram na forte explosão em um edifício no centro. "Podemos confirmar que há dois falecidos e pessoas que estão sendo atendidas em graus diferentes", disse, no local dos acontecimentos.
O prefeito Martínez Almeida declarou também que "parece que [a explosão] foi causada por gás" e que há um incêndio no prédio. No entanto, os bombeiros afirmam que não há a intenção de apagar o fogo neste momento, porque isto poderia facilitar outra explosão em decorrência de vazamento de gás.
Os serviços de emergência enviaram equipes ao local e informaram que há oito feridos. Segundo o Twitter do Gabinete de Informações de Emergência da capital espanhola, bombeiros inspecionam o prédio onde aconteceu a explosão. Há uma casa de repouso ao lado do prédio, e bombeiros auxiliam na remoção dos idosos.
Balance #explosión en la calle Toledo. 2 personas fallecidas, 6 heridos leves, uno moderado y uno grave trasladado a La Paz. @SAMUR_PC @BomberosMad @policiademadrid y @policia continúan trabajando en la zona. pic.twitter.com/N4IbUD0PY9
— Emergencias Madrid (@EmergenciasMad) January 20, 2021Balanço da explosão na rua Toledo. Duas pessoas morreram, seis foram levemente feridas, uma moderadamente e outra grave, enviada ao [hospital] La Paz. @SAMUR_PC @BomberosMad @policiademadrid e a @policia continuam trabalhando na região.
Segundo um morador local disse à Reuters, o prédio desabado era um complexo religioso que fornecia treinamento residencial para padres e alimentava desabrigados. As equipes de busca tentam encontrar um voluntário da igreja, que está desaparecido desde a explosão.
A escola próxima ao local da explosão estava vazia: as aulas em Madri ainda não recomeçaram após uma nevasca recorde na capital espanhola, em 9 de janeiro.
Una #explosión, cuyas causas se desconocen por el momento, ha sacudido un edificio del centro de #Madrid sobre las tres de la tarde causando al menos dos fallecidos, según Bomberos de Madrid pic.twitter.com/GYUHpbvGEY
— Sputnik Reporteros (@Sputnik_Report) January 20, 2021
Uma explosão, cujas causas são desconhecidas até o momento, estremeceu o centro de Madri por volta das três da tarde, causando pelo menos duas mortes, segundo os Bombeiros de Madri.
A AP ouviu uma testemunha da explosão. Leire Reparaz, que mora perto da porta de Toledo, um local histórico de Madri, contou sobre o susto que os moradores locais levaram.
"Não sabíamos de onde vinha [o barulho] e todos pensávamos que vinha de uma escola", disse ele. "Subimos ao último andar da casa e deu para ver as fundações do edifício e a fumaça cinza", disse a madrilenha de 24 anos.
Imagens do local da explosão circulam pelas redes sociais.
Acaba de haber una explosión terrible en la Calle Toledo. pic.twitter.com/CggzntAmtQ
— Leire Ariz Sarasketa (@leireariz) January 20, 2021
Acaba de acontecer uma explosão terrível na rua Toledo.
Qué horror.
— Froilán I de España 🇪🇸 (@FroilLannister) January 20, 2021
¿Qué puede haber pasado? pic.twitter.com/KwdOVVKLGQ
Que horror. O que pode ter acontecido?
Explosión en Madrid, zona la latina pic.twitter.com/zSXS3u5g2e
— 🅙🅤🅐🅝🅒🅐🅡 🅟🅛🅘🅔🅖🅞 (@JuancarPliego) January 20, 2021
Explosão em Madri, região La Latina.