Especialistas do Museu de Arqueologia de Londres (MOLA, na sigla em inglês) descobriram o cemitério em Overstone Gate enquanto a área de 15 hectares estava sendo preparada para construção.
Em um ano, a equipe identificou 154 túmulos anglo-saxônicos, de onde foram recuperados aproximadamente três mil artefatos: cerca de duas mil contas, 150 broches, 75 pulseiras, 15 anéis e 15 correntes para chaves.
"Sítio arqueológico Overstone Leys inclui o maior cemitério anglo-saxão já encontrado em Northamptonshire", afirmou Simon Markus, gerente de projetos do MOLA.
Além do mais, arqueólogos desenterraram pentes de osso, armas, incluindo 40 facas e 25 lanças. A equipe encontrou até peças de tecido endurecidas por passarem muito tempo ao lado de artefatos metálicos, aponta Daily Mail.
Ao lado do cemitério, arqueólogos revelaram um assentamento anglo-saxão composto por 22 estruturas, e outros 20 edifícios do mesmo período espalhados pelo local.
"É raro encontrar um assentamento anglo-saxão e um cemitério em uma única escavação", explicou.
"Escavações nos ajudarão a entender melhor como viviam as pessoas tanto no período anglo-saxão, cerca de 1.500 anos atrás, bem como na Idade do Bronze, quase 4.000 anos atrás", concluiu especialista.