RFPI fechou acordo com farmacêutica turca para a produção da vacina russa contra o coronavírus Sputnik V em território turco, segundo informou à Sputnik o fundo russo.
A interação com a farmacêutica é realizada no âmbito da atividade do RFPI da promoção da vacina Sputnik V para mercados externos.
O potencial volume de produção corresponde a um milhão de doses da vacina Sputnik V por ano. Além disso, é discutida a possibilidade de expansão de produção no futuro.
Produzida em território turco, a vacina Sputnik V cobrirá tanto o mercado interno da Turquia como o de outros países.
Os parceiros turcos expressam grande interesse na vacina russa Sputnik V, cuja eficácia é superior a 90%, para a vacinação do povo e também para exportação a países terceiros, de acordo com o comentário do RFPI.
A vacina Sputnik V é baseada na plataforma testada e bem estudada dos vetores de adenovírus de seres humanos e já foi aprovada pelas organizações regulatórias da Rússia, Bielorrússia, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Hungria, Sérvia, Bolívia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai e Turcomenistão. Começou o processo de registro da vacina na União Europeia.