Porém, não era uma dançarina como o nome sugere, ao invés disso, era apenas uma lesma-do-mar que fazia sua rotina diária.
Tendo o nome científico Hexabranchus sanguineus, a lesma-do-mar é conhecida mais pela alcunha de dançarina espanhola, uma vez que tem uma semelhança com a saia de uma dançarina de flamenco, de cor vermelha e laranja.
Quando uma imagem capturou Hexabranchus sanguineus – em tradução do latim significa "seis guelras [aparelho respiratório de animais marinhos] de cor sanguínea" – e foi publicada no Instagram nesta semana, muitos se impressionaram pela memorável criatura do mar, com alguns usuários compartilhando suas próprias imagens de lesma do mar ao longo dos anos.
Посмотреть эту публикацию в Instagram
O enorme molusco tem um corpo suave e achatado, e pode chegar até 90 centímetros, embora os de 20 ou 30 centímetros sejam mais comuns.
Посмотреть эту публикацию в Instagram
Segundo o site Atlas of Living Australia, em situação normal, quando o animal está rastejando, as bordas de seu manto são enroladas para cima criando uma bolha. Mas, se a criatura for perturbada, ela desdobra suas bordas e pode nadar através de contrações do corpo para se afastar do elemento perturbador.
A "dançarina espanhola" habita o Indo-Pacífico, incluindo os arredores da Austrália, Japão, Havaí e algumas partes da costa oeste da África, repletas de recifes de corais.