Como indicou o registro de uma das caixas-pretas, os pilotos enfrentaram uma falha no sistema de tração automática de um dos motores, que regula uma série de parâmetros do voo.
Em vez de desligar o sistema, em conformidade com o protocolo, os pilotos podem ter tentado restaurar seu funcionamento, o que poderia ter causado desequilíbrio de cargas dos motores e dificultado a navegação da aeronave.
Vale destacar que os aviões Boeing 737-500 são capazes de exercer voos seguros com apenas um motor funcionando, e pilotos devem ser treinados a voar com um só motor em funcionamento.
Em 9 de janeiro, um avião da empresa aérea Sriwijaya Air caiu no mar perto de Jacarta, capital da Indonésia. Segundo a companhia aérea, a bordo do avião seguiam 62 pessoas, incluindo seis membros da tripulação.
Posteriormente, foram encontrados fragmentos de corpos e do avião nos arredores das Mil ilhas, no norte de Jacarta. O chefe do Comitê Nacional de Segurança do Transportes da Indonésia informou que a abordo do avião só havia indonésios.
Os pilotos não chegaram a notificar sobre situação de emergência nem problemas técnicos antes de o avião cair no mar. Considera-se que o Boeing tenha caído inteiro, vindo a se despedaçar na água e a espalhar suas partes por uma região não tão longe do local da queda. Peritos contam que, antes da queda, o avião mudou de direção. Entre as causas possíveis entram condições climáticas, falha do piloto e erro técnico.
Na semana passada, mergulhadores conseguiram levantar do fundo do mar uma das duas caixas-pretas do avião, que registrou os parâmetros de voo. A segunda caixa-preta ainda não foi encontrada.