O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês) declarou ter identificado e rastreado dois aviões russos Tu-142 na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca.
O NORAD também informou que as aeronaves foram avistadas durante a noite desta segunda-feira (25).
At approx. 7pm EST, Alaskan NORAD Region positively identified and tracked two Tu-142 Russian maritime patrol aircraft entering the Alaskan Air Defense Identification Zone.
— North American Aerospace Defense Command (@NORADCommand) January 26, 2021
The aircraft remained in int'l airspace and did not enter 🇺🇸or 🇨🇦 sovereign airspace #WeHaveTheWatch
Em torno das 19h00 [21h00 de Brasília] na região do NORAD no Alasca, foram positivamente identificados e rastreados dois aviões de patrulha marítima russos Tu-142 entrando na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca. As aeronaves permaneceram no espaço aéreo internacional e não entraram no espaço aéreo soberano dos EUA ou Canadá.
"Os aviões permaneceram no espaço aéreo internacional", ressaltou o NORAD.
O serviço de imprensa do Distrito Militar Oriental da Rússia informou que os aviões russos Tu-142 concluíram um plano de voo sobre os mares de Bering e de Chukotka, percorrendo uma distância de mais de oito mil quilômetros.
"Dois aviões antissubmarino Tu-142M3 da aviação naval da Frota do Pacífico executaram um voo programado nas águas dos mares de Bering e de Chukotka. Os aviões estiveram no ar mais de 11 horas. Durante o voo, eles percorreram mais de oito mil quilômetros", afirmou o serviço de imprensa.
Os voos foram realizados em estrita conformidade com os regulamentos de utilização do espaço aéreo internacional, informou.
No decorrer da missão, os pilotos conduziram voos em condições adversas, treinaram em situações de ausência de pontos de orientação e de equipamentos de rádio no solo para navegação aérea. Durante o voo na zona mais próxima, as aeronaves foram acompanhadas por caças MiG-31BM da aviação naval da Frota do Pacífico.
Os aparelhos Tu-142 são usados em missões de guerra antissubmarino e patrulhamento marítimo.