"Este contrato prevê a pesquisa, desenvolvimento, teste, avaliação, integração e operações, bem como a manutenção das cargas úteis existentes e futuras contidas ou conectadas ao sistema BACN [Nó de Comunicações Aéreas do Campo de Batalha]", segundo um comunicado da empresa Northrop Grumman.
O contrato também inclui estações terrestres ou controles associados, equipamentos auxiliares e laboratórios de integração dos sistemas.
Christopher Miller, o secretário interino do Pentágono chamou o caça americano de "pedaço de..." sem terminar a sua declaraçãohttps://t.co/p0CEdMld6h
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 22, 2021
O trabalho estabelecido no contrato será realizado no estado da Califórnia e no exterior até janeiro de 2026.
O sistema BACN funciona como um nó de comunicações de grande altitude da Força Aérea dos Estados Unidos, transportado pela aeronave não tripulada EQ-4B e pelo avião Bombardier E-11A.
O sistema permite o fluxo de informações em tempo real através do campo de batalha entre sistemas táticos de transmissão de dados e voz similares e diferentes, convertendo e distribuindo imagens aos combatentes e equipamentos que operam no espaço aéreo, terrestre e marítimo.