De acordo com o jornal The Wall Street Journal, o Pentágono se encontra em conversações com Riad para transformar, pelo menos, três bases militares sauditas em bases de "uso duplo". O general da Marinha Frank McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA, contou à mídia americana que o Pentágono estaria procurando "opções" caso estourasse conflito com o Irã.
Os três locais a serem considerados bases por McKenzie são o porto de Yanbu no mar Vermelho perto de Medina; a Base Aérea Rei Fahd em Taif, a leste da cidade de Meca; e a Base Aérea Rei Faisal em Tabuk, a aproximadamente 105 quilômetros a sul da fronteira entre Arábia Saudita e Israel.
"Trata-se de medidas de planejamento militar prudentes que permitem o acesso temporário ou condicional às instalações em caso de contingência, e não são provocativas de forma alguma, nem são uma expansão da pegada dos EUA na região no geral, ou no Reino da Arábia Saudita, em particular", afirmou o capitão da Marinha dos EUA, Bill Urban, porta-voz do Comando Central à agência AP.
McKenzie declarou que os EUA já testaram o carregamento e descarregamento de cargas em Yanbu, uma importante instalação de exportação de petróleo no terminal ocidental de um oleoduto Leste-Oeste que corre por Abqaiq, que, por sua vez, tem sido alvo de ataques pelos houthis, tendo os últimos sido classificados como organização terrorista pela administração Trump.