Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (27), o Comitê Internacional do Conselho da Federação da Rússia recomendou a ratificação da lei sobre a prorrogação do tratado Novo START, afirmou fonte do comitê à Sputnik.
Ryabkov enfatizou que o Novo START foi prorrogado "nos nossos termos: por cinco anos, sem pré-condições, sem quaisquer adições ou 'adendas'".
O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou à Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) o projeto de lei de ratificação do acordo entre a Rússia e os EUA sobre a extensão do Tratado de Redução de Armas Estratégicas de 8 de abril de 2010 (START, na sigla em inglês), que expira no dia 5 de fevereiro próximo.
De acordo com o documento, a proposta prevê que o tratado seja prolongado por mais cinco anos, até 5 de fevereiro de 2026.
O único regime de controle de armas nucleares em vigor entre Rússia e Estados Unidos expira em 5 de fevereiro, mas pode ser prolongado por mais cinco anos https://t.co/ETRi0c8RvC
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 21, 2021
Na terça-feira (26), Putin e Biden expressaram satisfação pela troca de notas diplomáticas ao chegar a acordo sobre a extensão do Novo START. Durante a conversa telefônica, foram discutidos temas de destaque da agenda bilateral e internacional. Por exemplo, foram consideradas as possibilidades de cooperação entre a Rússia e os Estados Unidos na luta contra a pandemia do novo coronavírus e em outras áreas, como a comercial e econômica.
Os dois líderes concordaram em manter contatos, tendo o presidente russo destacado a importância da normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos não apenas em termos de interesses bilaterais mas também levando em conta suas responsabilidades, no interesse da comunidade internacional.