O acidente ocorreu na Autopista Nacional, no trajeto próximo a Güines, na província de Mayabeque, quando o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da rodovia, caindo do alto de uma ponte, informou a mídia local.
"Na manhã do dia 30 de janeiro de 2021, um ônibus pertencente à Empresa de Ônibus Nacionais, que fazia parte de um transporte coletivo especial de educadores com destino a várias províncias, sofreu um grave acidente no quilômetro 42 da Autopista Nacional", reportou o jornal local Granma.
De acordo com o dr. Luis A. Wong Corrales, diretor provincial de Saúde de Mayabeque, 25 pessoas ficaram feridas. Destas, três estão em estado crítico e foram imediatamente transferidas para o Hospital Aleida Fernández, em Güines, que fica a cerca de 50 quilômetros de Havana, onde recebem cuidados intensivos.
Outros feridos foram transferidos para os hospitais Juan Manuel Márquez e Miguel Enríquez, na capital cubana, segundo o Granma.
O ônibus acidentado transportava professores de diversas províncias que prestavam serviços em centros educacionais de Havana.
Por sua vez, o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, expressou suas condolências aos familiares e amigos das vítimas do trágico acidente.
Lamentamos pérdidas de valiosas vidas humanas y heridos en accidente de un ómnibus en Mayabeque. Nuestras condolencias a familiares y amigos. https://t.co/oiPyE5yI8s Via @Granma_Digital
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) January 30, 2021
Lamentamos a perda de vidas humanas valiosas e os feridos em um acidente de ônibus em Mayabeque. Nossas condolências à família e aos amigos.
Neste momento, a Comissão Nacional de Segurança Viária e o Ministério do Interior estão investigando as causas do acidente.