FOTOS de satélite mostram que China estaria construindo posto e estrada perto da fronteira com Índia

© AFP 2023 / DIPTENDU DUTTAUm soldado patrulhando na parte chinesa da antiga fronteira Nathu La, que liga o setor indiano de Sikkim e a região autônoma do Tibete na China (foto de arquivo)
Um soldado patrulhando na parte chinesa da antiga fronteira Nathu La, que liga o setor indiano de Sikkim e a região autônoma do Tibete na China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Novas imagens de satélite divulgadas pela empresa norte-americana Planet Labs exibem aquilo que parece ser um posto fronteiriço em construção e estradas perto do estado indiano de Sikkim.

Informa-se ainda que, desde maio passado, quando as tensões entre Nova Deli e Pequim se agravaram, a China tem construído diversas infraestruturas na fronteira.

As imagens de satélite foram comentadas neste domingo (31) por Rahul Gandhi, membro do Partido do Congresso (na oposição). Ele solicitou esclarecimento ao primeiro-ministro do país Nadendra Modi sobre as novas informações.

​Alguns dos esforços da China de aperfeiçoamento das estradas, monitorizados em dezembro de 2020. A estrada vai em direção à fronteira de Sikkim. Um dos novos postos em construção das Forças Terrestres do Exército de Libertação Popular da China (PLAGF, na sigla em inglês) no mês passado, perto da fronteira indiana do estado de Sikkim.

As imagens vieram à tona dias após o Exército indiano confirmar em um comunicado que, em 20 de janeiro, ocorreram novos confrontos entre as tropas indianas e chinesas na passagem de Naku La, perto da fronteira no estado de Sikkim.

"[…] Esclarece-se que em 20 de janeiro ocorreu um pequeno confronto na área de Naku La, na região norte de Sikkim, que foi resolvido pelos comandantes locais conforme os protocolos estabelecidos" informou Exército da Índia em 25 de janeiro.

Quanto à situação, Pequim disse não ter "nenhuma informação" para disponibilizar relativamente aos confrontos de 20 de janeiro.

Recentemente, o presidente indiano Ram Nath Kovind afirmou diante do parlamento que o governo enviou forças militares adicionais para a área disputada com a China no Himalaia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала