Segundo o publicou o veículo de imprensa vietnamita, Nguyen foi reeleito no primeiro plenário do 13º Comitê Central do Partido em Hanói, capital do país. O atual presidente lidera o partido e o Vietnã desde 2011.
O comitê também elegeu membros do Politburo, membros da Secretaria do partido, membros da Comissão de Inspeção do partido e o chefe da comissão.
O congresso do partido, que começou na terça-feira (26), será concluído no dia 1º de fevereiro, um dia antes do previsto, devido a um pico da COVID-19, após dois meses sem casos locais registrados.
O Vietnã é considerado um dos países que melhor lidou com a pandemia, implementando medidas duras de restrições sociais. Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, o país, de cerca de 100 milhões de habitantes, tem 1.817 casos confirmados de COVID-19 e 35 mortes causadas pela doença.
Além disso, o país é um dos poucos que deve registrar crescimento do PIB em meio à pandemia, em 2020. Ainda sem dados consolidados, a projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI) é de que a economia vietnamita tenha crescido 1,6% no ano passado.
Criado em 1930, o Partido Comunista do Vietnã é o partido político que governa o país. Em 1954, assumiu o controle da parte norte do país após o colapso do domínio colonial francês e alcançou o controle de todo o atual território vietnamita em 1975, após o fim da Guerra do Vietnã.