Em entrevista feita ao canal de TV NBC News, o novo secretário de Estado dos EUA, disse que o Irã poderia produzir "em semanas" material suficiente para a produção de uma arma por fissão nuclear caso continue a violar os termos do acordo nuclear.
Além disso, em condições atuais, Teerã estaria a alguns meses de poder produzir tais armamentos.
Contudo, a autoridade reafirmou que seu país deseja voltar ao Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), mais conhecido como acordo nuclear do Irã.
No entanto, na última quarta-feira (27), Blinken já havia anunciado que o retorno dos EUA teria como condição um primeiro passo do Irã.
"O presidente Biden tem sido bem claro dizendo que se o Irã voltar com total comprometimento às suas obrigações do JCPOA, os EUA fariam a mesma coisa e nós usaríamos isso como uma plataforma, com nossos parceiros e aliados, o que chamamos de um acordo mais duradouro e mais forte", disse o secretário em fala publicada pelo Departamento de Estado norte-americano no YouTube.
Enquanto é cogitado o retorno dos EUA ao acordo, Israel afirmou que caso isso aconteça, poderia agir contra o programa nuclear iraniano, inclusive por uma opção militar.