Durante um recente discurso do vice-ministro, foram apresentadas imagens nas quais se podia ver que estes mísseis têm um diâmetro de 1,86 metro, 17,8 metros de comprimento e um peso de deslocamento de 46 toneladas.
O peso da carga explosiva é de 1.250 quilos, o que permite transportar até quatro ogivas nucleares independentes de 500 quilotons cada uma, segundo o jornal Rossiskaya Gazeta.
O míssil é propulsado por motores de combustível sólido e tem um alcance de 10.000 quilômetros.
Além disso, pode ser operado a partir de complexos móveis de lançamento, contando com um sistema de cálculo de trajetória que permite ser lançado a partir de qualquer ponto de patrulhamento.
Cada divisão de mísseis Yars conta com maquetes infláveis, que possuem imitadores de funcionamento dos motores para desviar os possíveis ataques inimigos.
Atualmente, a Rússia conta com 150 mísseis Yars, localizados tanto em silos, como sobre sistemas móveis de lançamento.
O Yars é uma variante profundamente modificada do Topol. As principais diferenças residem na ogiva e no sistema de direção. Graças a motores mais avançados, foi possível reduzir o tempo de impulso inicial.
Estes mísseis estão aptos a superar com sucesso todos os sistemas existentes de defesa antimíssil, suas ogivas múltiplas podem ser orientadas para alvos diferentes.