"O secretário de Estado Antony J. Blinken falou por telefone com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia [Dmitry] Kuleba nesta segunda-feira [1º]. O secretário enfatizou o forte apoio bipartidário à Ucrânia e a prioridade que os Estados Unidos dão a soberania, integridade territorial e aspirações euro-atlânticas da Ucrânia. Ele prometeu continuar com forte assistência econômica e militar dos EUA à Ucrânia", disse Price em comunicado.
Kuleba, por sua vez, escreveu no Twitter depois de suas primeiras conversas por telefone com o secretário Blinken que os dois lados concordaram em aumentar a cooperação entre as partes.
In our first call today @SecBlinken and I affirmed the importance of the Ukraine-U.S. strategic partnership. We agreed to raise the level of ambition and begin a new day in our relations. Grateful for the unfaltering U.S. support of Ukraine’s sovereignty & territorial integrity.
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) February 1, 2021
Em nossa primeira ligação hoje, o secretário Blinken e eu afirmamos a importância da parceria estratégica Ucrânia-EUA. Concordamos em elevar o nível de ambição e começar um novo dia em nossas relações. Grato pelo apoio inabalável dos EUA a soberania e integridade territorial da Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse a Blinken que a Ucrânia poderia fornecer algum tipo de assistência a Washington na região do mar Negro.