A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, controlada pelos democratas, criticou a alegação da defesa do ex-presidente Donald Trump de que seu julgamento de impeachment seria "inconstitucional". O memorando, divulgado nesta terça-feira (2), acusa o republicano de ter cometido uma "traição grave" ao juramento.
"O presidente Trump provou sua disposição de violar e brutalizar a lei em sua busca pelo poder. O Senado deve estabelecer, sem sombra de dúvida, para sempre e para funcionários de todos os partidos políticos, que o comportamento do presidente Trump foi intolerável", diz o documento.
© AP Photo / Alex BrandonPresidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, mostra o artigo assinado do impeachment do atual presidente Donald Trump, Washington, Estados Unidos, 13 de janeiro de 2021

Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, mostra o artigo assinado do impeachment do atual presidente Donald Trump, Washington, Estados Unidos, 13 de janeiro de 2021
© AP Photo / Alex Brandon
Em outro trecho, o memorando do Congresso norte-americano afirma que o Senado "deve condenar o presidente Trump e desqualificá-lo de futuros cargos federais" em prol da democracia e da segurança nacional.
"Não há 'exceção de janeiro' para impeachment ou qualquer outra disposição da Constituição. Um presidente deve responder de forma abrangente por sua conduta no cargo, desde o primeiro até o último dia", enfatiza o documento.