Yang, o líder chinês mais graduado a falar nas relações entre China e EUA desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo, falou em um fórum on-line organizado pelo Comitê Nacional de Relações EUA-China na manhã desta terça-feira (2), horário de Pequim.
Enquanto assegurava aos EUA que a China não tem intenção de desafiar ou substituir a posição norte-americana no mundo, Yang enfatizou que nenhuma força pode deter o desenvolvimento da China.
CC BY 2.0 / CDC Global / Bandeiras dos EUA, da China e dos CDC norte-americanosBandeiras dos EUA, China e de instituição de saúde norte-americana
Bandeiras dos EUA, China e de instituição de saúde norte-americana
"Os EUA deveriam parar de interferir em Hong Kong, Tibete, Xinjiang e outras questões relacionadas à integridade territorial e soberania da China", disse Yang, definindo-as como questões relativas aos interesses centrais da China e à dignidade nacional.
Falando em um fórum on-line organizado pelo Comitê Nacional de Relações EUA-China em Pequim, Yang disse que a China nunca se intromete nos assuntos internos dos EUA, incluindo suas eleições.