O tanque Type 15 se destaca por sua alta mobilidade, o que melhorará a preparação para combate em regiões sensíveis, como as áreas montanhosas do Tibete e a área fronteiriça do planalto em caso de qualquer conflito, afirmou um militar chinês citado pelo jornal Global Times.
"O tanque Type 15 fácil e flexível de operar, tem alta mobilidade, além de ser equipado com um novo motor projetado para missões no planalto e um gerador de oxigênio [...]", afirmou Zhang Hongjun, sargento de 1ª classe, à Televisão Central Chinesa (CCTV, na sigla em inglês).
Com o comissionamento, os comandos de Xinjiang e do Tibete poderão garantir melhor a segurança das fronteiras ocidentais da China, onde os novos tanques vão operar.
Após a entrega, o regimento do Comando Militar de Xinjiang enviou os tanques para uma região a 4.300 metros de altitude para exercícios de adaptação, segundo a CCTV.
PLA Xinjiang Military Command recently commissioned its first batch of Type 15 light tanks. Now, both Xinjiang and Tibet military commands safeguarding China's western borders have equipped these advanced tanks specializing in plateau combat, analysts said.https://t.co/yVWtVHJ404 pic.twitter.com/6LUCLZ6CdK
— Global Times (@globaltimesnews) February 1, 2021
O Comando Militar de Xinjiang do Exército de Libertação Popular da China (ELP) recebeu recentemente seu primeiro lote dos novos tanques leves Type 15. Agora, os comandos militares de Xianjiang e do Tibete, que garantem a segurança das fronteiras ocidentais da China, são equipados com estes tanques avançados, especializados em combate no planalto, afirma o analista.
De acordo com Zhang Hongjun, o tanque conta com novos materiais de blindagem e tecnologias furtivas, que reduzem seu peso e conferem melhor proteção, além de possuir um controle de tiro avançado e novos sistemas de armas, bem como capacidade de identificar aliados e inimigos.
O Type 15 é equipado com um canhão de 105 mm e pode ainda disparar mísseis. Com um peso entre 32 e 35 toneladas, tem um motor de 1.000 cavalos de potência e é visivelmente mais leve do que os outros tanques de combate em serviço das tropas chinesas, como, por exemplo, o Type 99 e o Type 96, que pesam entre 43 e 58 toneladas.
Para abater alvos aéreos, o veículo recebeu uma metralhadora W-85 de 12,7 mm, bem como uma metralhadora coaxial de 7,62 mm. O gerenciamento de tiro é auxiliado por canais de visão térmica, que permitem o combate tanto de dia quanto de noite.
O Type 15 deverá reequipar os agrupamentos de tanques que ainda usam o Type 59.