Nesta terça-feira (2), o ministro de Cooperação Regional do Estado Judeu, Tzachi Hanegbi, disse que Israel possivelmente precisará agir sozinho em um ataque se quiser conter o programa nuclear iraniano.
Tzachi Hanegbi afirmou que os Estados Unidos nunca atacarão o programa nuclear do Irã, e Israel terá que decidir se lançará tal ataque sozinho ou chegará a um acordo com o país vizinho sobre armas nucleares.
Ministro da Energia israelense disse que Irã levará 6 meses para produzir físsil suficiente para uma única arma nuclear, enquanto um pequeno arsenal pode ser alcançado daqui a 1 ou 2 anoshttps://t.co/qlXmZo6j3S
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 2, 2021
"Os Estados Unidos nunca atacarão as instalações nucleares no Irã, Israel deve decidir se aceitará um Irã nuclear", afirmou Hanegbi, segundo informações do Times of Israel. "Israel será forçado a agir de forma independente para remover este perigo", concluiu.
Hanegbi diz que os iranianos provaram ter uma capacidade "muito limitada" de retaliação contra Israel.
"É possível que no futuro não haja escolha [a não ser atacar o Irã militarmente]", acrescenta Hanegbi. "Espero que quando nossa liderança se deparar com esse dilema, não aceite um Irã com armas nucleares".