Na manhã de quinta-feira (4), o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan anunciou que havia assinado um acordo com a Guiana em 11 de janeiro para abrir um escritório de representação diplomática no país, segundo a CNN.
No entanto, logo após o enunciado, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, respondeu à medida dizendo que a China espera que a Guiana não tenha laços oficiais com Taiwan, conclamando o país a "tomar medidas para corrigir seu erro", de acordo com a mídia.
Poucas horas após a resposta da China, o Ministério das Relações Exteriores da Guiana disse que estava revogando o acordo.
"O governo não estabeleceu relações diplomáticas ou relações com Taiwan e, como resultado da falta de comunicação do acordo assinado, este foi rescindido", diz a declaração da Guiana, citada pela CNN.
A Guiana tradicionalmente tem laços estreitos com a China. Recentemente, o país começou a desenvolver reservas offshore de petróleo e está estrategicamente localizada ao lado da Venezuela devastada por conflitos, um importante aliado chinês com o qual a Guiana vive disputa territorial.
Pequim reivindica total soberania sobre Taiwan e vem, constantemente, fazendo advertências a todos os países que demonstram parceria ou relações amigáveis com a ilha.