No comunicado, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia lembrou que, embora alguns tentem negar, o Exército Vermelho derrotou o nazismo.
"A Polônia continua seu ataque ao patrimônio memorial soviético, o que contradiz os princípios do mundo civilizado", alertou Maria Zakharova em uma rede social.
💬#Zajárova: En #Polonia🇵🇱 continúa la lucha contra el patrimonio memorial soviético lo que contradice los principios del mundo civilizado y viola Acuerdo Intergubernamental ruso-polaco. Fueron profanados los monumentos a nuestros soldados libertadores en Ogrodzieniec y Rzeczyn❗️ pic.twitter.com/N3Nx5irw17
— Cancillería Rusia 🇷🇺 (@mae_rusia) February 4, 2021
A luta contra o patrimônio memorial soviético continua, o que contradiz os princípios do mundo civilizado e viola o Acordo Intergovernamental Russo-Polonês. Os monumentos aos nossos soldados libertadores em Ogrodzieniec e Rzeczyn foram profanados.
Segundo ela, "embora na Polônia, mais uma vez, eles mostrem amostras de "memória histórica seletiva distorcendo diferentes eventos da Segunda Guerra Mundial, isso não mudará o principal: o Exército Vermelho fez uma contribuição decisiva para a derrota da Alemanha nazista e a libertação da Europa do nazismo".
💬#Zajárova: Los elementos del orden mundial de posguerra determinados en #Yalta y #Potsdam siguen desempeñando el papel clave hoy, cuando el #mundo se encuentra en una etapa complicada de su desarrollo. Se forma un nuevo sistema policéntrico en el ámbito de política global 🌏 pic.twitter.com/v2CWPAK6PT
— Cancillería Rusia 🇷🇺 (@mae_rusia) February 4, 2021
Zakharova: os elementos da ordem mundial do pós-guerra determinados em Yalta e Potsdam continuam a desempenhar um papel fundamental hoje, quando o mundo está em um estágio difícil de seu desenvolvimento. Um novo sistema policêntrico é formado na arena política global.