O Ministério da Defesa russo está planejado comprar lotes adicionais de armamentos hipersônicos e de alta precisão de longo alcance, disse o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, em uma reunião na sede da NPO Mashinostroeniya, uma das principais empresas produtoras de mísseis.
"Em abril será necessário reportar ao chefe de Estado aquilo que está sendo feito nesse âmbito", afirmou o ministro.
A Rússia está liderando o desenvolvimento de armas hipersônicas com o avançado sistema Avangard, já embutido em seu arsenal. O sistema, é um complexo equipado com míssil intercontinental balístico (ICBM) e um planador, capazes de contornar as defesas antimísseis existentes de qualquer adversário.
Ao contrário das ogivas tradicionais, que seguem uma trajetória balística, o sistema Avangard desliza através das densas camadas da atmosfera, a uma altura de dezenas de quilômetros com uma velocidade que ultrapassa mais de 20 vezes a do som.
Outro poderoso meio bélico que o arsenal russo dispõe é o míssil hipersônico Kinzhal, com alcance de dois mil quilômetros, que desenvolve uma velocidade dez vezes maior que a do som, e também pode contornar todos os escudos antimísseis existentes.