Vários usuários das redes sociais têm compartilhado suas imagens, nas quais retratam o estranho fenômeno, bem como suas consequências, tais como marcas marrons nos carros e água com a mesma cor saindo dos para-brisas.
📸🟨 Phénomène naturel garanti sans filtre.
— Préfet de région Auvergne-Rhône-Alpes et du Rhône (@prefetrhone) February 6, 2021
Un puissant flux de sud transporte le sable du #sahara ce qui rend la couleur du #ciel particulière aujourd’hui à #Lyon et dans le reste du département. pic.twitter.com/g44FDzAeQd
Fenômeno natural garantido sem filtro. Um poderoso fluxo do sul transporta areia do Saara, o que torna a cor do céu peculiar hoje em Lyon e no resto do departamento.
Genève-centre pic.twitter.com/56udYwEfbr
— MétéoSuisse (@meteosuisse) February 6, 2021
A corrente de sudoeste nos traz poeiras do Saara com seu pico no sábado. Isso levará a altas concentrações de PM10 no sudoeste da Europa, portanto a Suíça deverá permanecer à margem.
Centro de Genebra.
O meteorologista Frédéric Glassey explica que este fenômeno "ocorre várias vezes por ano, quando recebemos fortes correntes de altitude vindas do sul". A poeira, que confere a cor às nuvens e sua precipitação observadas, chega a alturas onde a umidade se acumula em torno de suas partículas, tornando-se em gotas de água ou em cristais de gelo, sendo depois transportada em forma de nuvem. Posteriormente, é necessário que chova para que a poeira caia de novo no solo.
Wow. Yellow sky this morning over Switzerland. Filled with Sahara sand. It’s so dense that it’s raining mud! Looks like living on Mars#TheMartian #Climate pic.twitter.com/gSvl7aSZ2b
— TiltSoft (@tiltsoft) February 6, 2021
Uau. Céu amarelo nesta manhã sobre a Suíça. Está cheio de areia do Saara. É tão denso que está chovendo lama! Parece que vivo em Marte.
Por sua vez, o meteorologista francês Paul Marquis informou à France Bleu Provence que este fenômeno, que torna o céu amarelo todos os anos, é mais raro acontecer nesta época do ano, sendo que o normal seria "no começo da primavera, em abril", disse ele citado pela mídia francesa.