A Gruta de La Mesita, localizada entre Hidalgo e Veracruz, abriga um valioso patrimônio. Apenas no lado de Veracruz existem 26 locais com pictogramas em abrigos de rochas e outras formações naturais.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México acreditam que os desenhos rupestres agora estudados estão associados com uma cerimônia denominada Fogo Novo.
La Cueva de la Mesita y todo el corredor donde se ubica, aún son lugares de culto para los otomíes, quienes aún consideran a la luna y a los monolitos, entidades ligadas a sus ancestros. #PrensaINAH ➡ https://t.co/jkgoNF9XkN #ContigoEnLaDistancia pic.twitter.com/ueE1Sp5ArR
— INAHmx (@INAHmx) February 5, 2021
A Gruta de La Mesita e todo o corredor onde esta se localiza seguem sendo lugares de culto para os Otomi, que ainda consideram a Lua e os monólitos entidades ligadas a seus ancestrais.
A gruta possui painéis com elementos gráficos onde é possível observar desenhos relacionados às constelações de Miec e Mamalhuaztli.
Entre os desenhos rupestres também é possível distinguir personagens antropomorfos com adereços, mordidas de dentes, e inclusive uma pessoa com uma perna decepada.
"Tudo isso é característica de Tezcatlipoca, figura náuatle que às vezes acompanhava as chamas do fogo sob a forma de Mixcóatl", explicou Alfonso Torres, um dos pesquisadores do estudo.
Além disso, os pesquisadores notaram um contraste lógico na localização dos desenhos, já que o painel que mostra as constelações se encontrava a uma altura considerável na caverna, enquanto outros desenhos que fazem alusão a eventos aquáticos se encontravam em painéis localizados ao nível do solo.
Os especialistas consideram que a Gruta de La Mesita e o corredor onde esta se encontra seguem sendo um lugar de culto para os Otomi, que ainda consideram a Lua e os monólitos entidades ligadas a seus ancestrais. É por isso que ainda realizam diversas cerimônias com os desenhos rupestres.