A região do ABC paulista é composta por sete cidades: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra — todas participam do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Segundo informações do portal UOL, o grupo manifestou interesse no imunizante Sputnik V da Rússia, que tem 91,6% de eficácia global na prevenção de COVID-19, segundo estudo publicado na revista científica The Lancet.
O compromisso foi assinado após visita técnica dos prefeitos à empresa União Química, que tem um acordo de transferência de tecnologia com a farmacêutica russa, e produzirá a Sputnik V no Brasil.
Além do ABC, a prefeitura de Guarulhos, também em São Paulo, possui acordo de intenção de compra da vacina. Há cerca de uma semana, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), que reúne 12 prefeituras da Grande São Paulo, assinou carta de intenção para adquirir 300 mil doses da Sputnik V.
Já o governo da Bahia assinou um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses. Todos os acordos dependem da aprovação de uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Vale lembrar que, no âmbito federal, o Brasil negocia a compra de 10 milhões de doses de vacina Sputnik V.