Conforme publicou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10), o comércio varejista brasileiro registrou queda recorde de vendas em dezembro de 2020, com recuo de 6,1%. A redução no volume de vendas é a maior desde 2000, quando teve início a série histórica do IBGE.
Já em relação ao ano de 2020, o varejo teve crescimento de 1,2%, quando comparado com o ano anterior. Esse foi o quarto ano consecutivo a registrar crescimento no setor. Apesar disso, foi o menor crescimento desde 2017.
Os dados do IBGE também registraram que o comércio varejista ampliado, que inclui vendas de "veículos, motos, partes e peças", além de materiais de construção, teve queda de 3,7% em dezembro e de 1,5% no ano. Esse foi pior resultado anual dos últimos quatro anos.
Mesmo com a queda no ritmo de vendas, o comércio é apontado como um dos setores de melhor desempenho na economia do país. Na quinta-feira (11), o IBGE divulgará os dados consolidados do setor de serviços, considerado o mais afetado pela pandemia da COVID-19.