O voo foi realizado com sucesso, um importante marco, já que a aeronave passou para a fase de desenvolvimento de certificação.
"Este é um marco entusiasmante para a JASDF e a Boeing [...] O Japão está cada vez mais próximo de receber a aeronave de reabastecimento aéreo mais avançada do mundo", afirmou o gerente do programa KC-46, Jamie Burgess.
Em comunicado, a Boeing ressaltou que o Japão é o primeiro cliente internacional do programa KC-46 e deve receber sua primeira aeronave neste ano.
O processo de certificação para reabastecimento do KC-46 envolve aeronaves da Força Aérea, Marinha e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, bem como a JASDF.
Two firsts! Our first Japan #KC46 tanker makes its first flight. We look forward to delivering this jet to the Japan Air Self-Defense Force this year. pic.twitter.com/HmZSHwr3w0
— Boeing Defense (@BoeingDefense) February 9, 2021
Os dois primeiros! Nosso primeiro avião de reabastecimento KC-46 do Japão realiza seu primeiro voo. Nós entregaremos esta aeronave à Força Aérea de Autodefesa do Japão neste ano.
A Boeing está montando os KC-46A para a Força Aérea dos EUA e para o Japão em sua linha de produção 767 em Everett, Washington.
Os parceiros japoneses produzem 16% da estrutura da fuselagem do KC-46.
"O Boeing KC-46 e seus robustos sistemas defensivos terão um papel inestimável na aliança de segurança entre os dois países [...] A capacidade deste avião de reabastecimento de transportar cargas e passageiros também o tornam em uma ferramenta fundamental no apoio aos esforços de ajuda humanitária em toda a região do Pacífico e além dela", enfatizou Will Shaffer, presidente da Boeing Japão.
Os dois países firmaram um contrato de US$ 279 milhões (R$ 1,5 bilhão) para o primeiro KC-46A da JASDF em dezembro de 2017.