A primeira sonda dos Emirados Árabes Unidos (EAU) chegou e entrou com sucesso na órbita de Marte, após uma viagem de sete meses, tornando os EAU a primeira nação árabe da história a ter uma presença científica no vizinho próximo à Terra. Hoje (14), a primeira imagem da missão de Hope Probe foi divulgada, segundo a BBC.
Para entrar na órbita de Marte, a sonda precisava queimar cerca de metade de seus 800 quilos de combustível a bordo para desacelerar o suficiente e não ultrapassar o limite. Hope também foi colocada em uma órbita ampla para que pudesse estudar o tempo e os sistemas climáticos do planeta, o que significa que também verá seu globo completo.
"Este é o ponto mais distante do Universo a ser alcançado pelos árabes ao longo de sua história [...]. Nosso objetivo é dar esperança a todos os árabes de que somos capazes de competir com o resto do mundo", afirmou o vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, citado pela Al-Arabiya News.
O vice-presidente também publicou o sucesso da missão e o registro da primeira imagem de Marte a partir da sonda no Twitter oficial da missão Hope.
The transmission of the Hope Probe's first image of Mars is a defining moment in our history and marks the UAE joining advanced nations involved in space exploration. We hope this mission will lead to new discoveries about Mars which will benefit humanity. pic.twitter.com/TCM5yHTapH
— محمد بن زايد (@MohamedBinZayed) February 14, 2021
A transmissão da primeira imagem de Marte da Hope Probe é um momento decisivo em nossa história e marca a união dos Emirados Árabes Unidos com nações avançadas envolvidas na exploração espacial. Esperamos que esta missão leve a novas descobertas sobre Marte que beneficiem a humanidade.
A imagem mostra o Polo Norte marciano no canto superior esquerdo. No centro, emergindo para a luz do Sol da manhã, está Olympus Mons, o maior vulcão do Sistema Solar. Os três vulcões em uma linha são Ascraeus Mons, Pavonis Mons e Arsia Mons. Ao leste, é possível ver o poderoso sistema de desfiladeiros, Valles Marineris, que está coberta por nuvens.
Quando Hope chegar a uma posição elevada atingindo uma órbita de 55 horas e 22 mil quilômetros por 43 mil quilômetros, cerca de 25 graus inclinada em relação ao equador, a sonda planeja realizar algumas pesquisas inovadoras.
Uma de suas missões é estudar o vazamento para o espaço de átomos neutros de hidrogênio e oxigênio, remanescentes de um Marte cheio de água, como o planeta foi há milhões de anos atrás. Isso aumentará a compreensão de como o planeta antes quente e úmido se tornou o planeta frio, empoeirado e desidratado que é hoje.