De acordo com a revista norte-americana Military Watch, as primeiras notícias de um destacamento destes tanques vieram pouco antes de ser anunciado que a China e a Índia tinham começado a retirar suas forças de várias áreas ao longo da fronteira com o objetivo de reduzir as tensões.
A revista também ressalta que a implantação destes tanques de elite é muito preocupante, principalmente pelo fato de a China possuir mais de três mil unidades destes veículos, considerados uns dos mais capazes e sofisticados do mundo.
Acredita-se que o Type 99A possua um alto grau de digitalização e informatização, permitindo escolher a rota mais eficaz durante um combate, identificar os meios de destruição do inimigo e aplicar equipamento de proteção necessário.
Índia e China estão retirando militares de região fronteiriça após acordo entre generais dos dois países, afirma a declaraçãohttps://t.co/GsIZi4Hwsd
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 10, 2021
Os Type 99A também estão digitalizados e conectados entre si, sendo capazes de atacar o inimigo inclusive fora do alcance visual.
Além disso, o veículo possui o sistema de visão noturna, telêmetro e sistema básico para monitorar a situação no solo.
A China está realizando uma renovação massiva de seu armamento com o objetivo de alcançar a meta determinada pelo presidente Xi Jinping: desenvolver uma força militar de classe mundial.