O diretor executivo da empresa russa Kalashnikov, Dmitry Tarasov, informou que o consórcio russo recebeu os primeiros pedidos de fornecimento de fuzis AK-19 usando cartuchos da OTAN.
Os fuzis AK-19 serão apresentados no estrangeiro durante a exposição internacional de armas IDEX 2021, que ocorrerá de 21 a 25 fevereiro em Abu Dhabi, EAU.
"AK-19 usa o cartucho de 5,56x45 milímetros, adotado em serviço na OTAN e amplamente difundido no mundo. Assim, nosso novíssimo fuzil é totalmente orientado para o mercado exterior. Apesentando o AK-19 na maior exposição internacional de armas IDEX, estamos seguros do grande interesse que vai atrair por parte de clientes estrangeiros, já recebemos os primeiros pedidos", disse Tarasov.
Além disso, vários países do Oriente Médio estão interessados no fuzil AK-19, segundo informou a assessoria de imprensa da empresa. Outros detalhes não são revelados.
O novo fuzil foi criado na base do fuzil AK-12, que está em serviço do Exército russo desde 2018. AK-19 é equipado com trilho Picatinny, coronha telescópica de concepção original, nova mira dióptrica e silenciador de desconexão rápida.
O AK-19 é confiável e eficaz em clima úmido e quente, bem como em condições de poeira, e é de manutenção simples, conforme a empresa fabricante do fuzil.