Escolas reabrem em São Paulo sem vacinação para professores
Nesta segunda-feira (15), escolas municipais da cidade de São Paulo devem retomar o ensino presencial. A abertura é alvo de críticas pela falta de estrutura de muitas unidades, que não estariam aptas a cumprir os protocolos de segurança de combate à pandemia. Além disso, professores e funcionários de instituições de ensino ainda não foram vacinados contra a COVID-19. O Brasil confirmou mais 647 mortes e 22.440 casos de COVID-19, totalizando 239.294 óbitos e 9.833.695 diagnósticos da doença. O número de pessoas vacinadas ultrapassou os cinco milhões, o equivalente a 2,4% da população, informou consórcio entre secretarias estaduais da saúde e veículos de imprensa.
Oposição quer ir ao STF para derrubar decretos de armas
Deputados da oposição manifestaram desejo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar decretos que facilitam o acesso a armas de fogo, editado pelo presidente, Jair Bolsonaro, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na noite dessa sexta-feira (12). "O presidente não pode legislar sobre armas via decreto", argumentou o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Os decretos ampliam de quatro para seis as armas que podem ser adquiridas por grupos autorizados, retiram algumas armas da categoria de Produtos Controlados pelo Exército (PCEs) e flexibiliza o acesso a munições. A ampliação do acesso a armas aponta para nova investida de Jair Bolsonaro em temas da chamada "pauta de costumes", que teve papel central em sua campanha eleitoral de 2018.
Ministra das Relações Exteriores do Peru renuncia após furar fila
Neste domingo (14), a ministra das Relações Exteriores do Peru, Elisabeth Astete, renunciou ao cargo após confirmar ter recebido dose de vacina contra a COVID-19 antes do programa nacional de imunização começar. "Estou ciente do grave erro que cometi e decidi não receber a segunda dose", escreveu Astete em rede social. A decisão se seguiu à renúncia da ministra da Saúde, Pilar Mazzetti, que teria autorizado a vacinação de ex-presidente fora da fila. Astete reconheceu que tomou a dose da vacina da Sinopharm no dia 22 de janeiro de um lote "remanescente" dos testes clínicos. A campanha nacional de imunização contra COVID-19 no Peru teve início em 9 de fevereiro, com 300 mil doses destinadas a agentes da Saúde.
Milhares protestam no Haiti contra 'ditadura de Moise'
Neste domingo (14), nova onda de protestos tomou a capital do Haiti, Porto Príncipe. O país encontra-se em grave crise política após o atual presidente, Jovenel Moise, informar que seu mandato só terminará em fevereiro de 2022. A oposição alega que o mandato teria acabado na semana passada. O presidente governa por decreto há cerca de um ano, em função do adiamento das eleições parlamentares. Manifestantes alegam que Moise teria apoio internacional para implementar uma ditadura no país, reportou a AFP. O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, apoiou a posição de Moise, afirmando que "um novo presidente eleito deve suceder o presidente Moise quando seu mandato acabar, em 7 de fevereiro de 2022".
Nova Zelândia declara lockdown após detectar nova variante da COVID-19
Nesta segunda-feira (15), a maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, entrará em regime de lockdown de três dias, após a detecção de casos de COVID-19. A origem do surto anda não foi confirmada. Autoridades de Saúde afirmaram que os pacientes estariam infectados pela variante mais contagiosa do novo coronavírus detectada no Reino Unido. Esse é a primeira vez em seis meses que o lockdown é imposto na Nova Zelândia, considerado um dos países mais bem-sucedidos do mundo no combate à pandemia de COVID-19.
Acesso à Internet é restaurado em Mianmar após bloqueio total
Nesta segunda-feira (15), o acesso à Internet em Mianmar volta paulatinamente ao normal após bloqueio total da conectividade, informou o serviço de rastreamento NetBlocks. Neste domingo (14), o serviço informou a ocorrência de "bloqueio praticamente total da Internet" no país do Sudeste Asiático. O bloqueio teria sido ordenado pela junta militar que tomou o poder no país no dia 1º de fevereiro. O corte não impediu a organização de manifestações contra o golpe militar, lideradas sobretudo por estudantes. Na cidade de Yangon, centenas de estudantes de engenharia e tecnologia organizaram atos nesta segunda-feira (15), reportou a Reuters.
Força Aérea israelense realiza exercícios militares 'surpresa' na fronteira norte
Nesta segunda-feira (15), a Força Aérea israelense iniciou "exercícios surpresa" para aprimorar a defesa de sua fronteira norte, informaram as Forças Armadas. De acordo com comunicado, os exercícios devem durar até quarta-feira (17) e explosões poderão ser ouvidas na região. No mesmo dia, a agência de notícias estatal da Síria, SANA, informou que ataques aéreos israelenses foram realizados contra a capital do país, Damasco. Os sistemas de defesa sírios teriam interceptado "a maioria" dos mísseis, informou a SANA. Israel realiza ataques regulares em território Sírio, mas raramente os confirma.