Nesta quarta-feira (17), o diretor-geral do estaleiro Sevmash, Mikhail Budnichenko, informou que quatro submarinos nucleares multifuncionais do projeto Yasen-M estão sendo construídos conforme os prazos planejados e estão em doca.
O capitão de 1ª classe na reserva e vice-presidente para política de comunicação da Academia de Ciências de Mísseis e Artilharia da Rússia, Konstantin Sivkov, contou sobre a importância do surgimento destes submarinos na composição da frota da Rússia.
"Deve-se dizer que os submarinos da classe Yasen-M aumentam consideravelmente o potencial de nossa frota. Quatro submarinos, atuando na Frota do Norte [...] permitirão cumprir com sucesso tarefas de combate contra grandes agrupamentos de navios de superfície do adversário, em particular, contra grupos de porta-aviões multifuncionais nas zonas marítimas longínqua e próxima", considera o militar.
"O surgimento destes submarinos, e em tal quantidade, e se ainda forem equipados com mísseis Tsirkon e outros mísseis modernos, influenciará consideravelmente a favor da Rússia a correlação de forças nos teatros de operações marítimos e oceânicos", continuou.
Ao todo, a empresa está fabricando oito submarinos nucleares multifuncionais do projeto Yasen, enquanto um já foi incorporado à Marinha da Rússia, designado de Severodvinsk. Os outros submarinos estão sendo construídos pelo projeto modernizado Yasen-M.
Em perspectiva, o submarino deve ser equipado com o sistema de mísseis hipersônicos Tsirkon.
Estes submarinos podem lançar os mais novos mísseis de cruzeiro russos – Kalibr-M (até 50 unidades a bordo), com alcance de 4.500 quilômetros, Oniks ou Tsirkon (até 40 unidades).