O caso aconteceu em Tangalan, província de Aklan, nas Filipinas: um cachorro nasceu com apenas um olho, sem nariz e com duas línguas. Ele foi o único de uma ninhada de seis filhotes a nascer com malformação. O pequeno ciclope morreu pouco depois do nascimento, informa o portal Philippine Star.
"CYCLOPS PUPPY"
— Be An INQUIRER (@BeAnINQUIRER) February 8, 2021
LOOK: A puppy in Tangalan, Aklan was born with a rare congenital condition called “cyclopia” which causes it to have just one eye in the middle of its forehead.
📸: Amie de Martin/Boracay Island News Network #BeAnINQUIRER pic.twitter.com/0rcPhdhqSE
"Cachorrinho ciclope". Vejam: um cachorrinho em Tangalan, Aklan, nasceu com uma rara doença congênita chamada "ciclopia", que faz com que ele tenha apenas um olho no meio da testa
O animal, que ganhou o nome de Ciclope, referência aos gigantes imortais da mitologia grega que só tinham um olho no meio da testa, apresentava dificuldades respiratórias, uma vez que não tinha nariz, e não conseguia mamar à semelhança dos irmãos. Todavia, os donos fizeram questão de registar imagens do animal antes do falecimento.
Amie de Martin, dona dos cachorrinhos, compartilhou as imagens e conta que tentou alimentar o cachorro com conta-gotas e leite em pó, mas não deu certo. Na esperança de que o cachorrinho sobrevivesse, Martin também o levou ao veterinário.
"O veterinário disse que a mãe de Ciclope provavelmente comeu algo tóxico. Mas a mãe de Ciclope é um cachorrinho da menopausa, então esse pode ter sido outro motivo", comenta a dona dos cães.
Segundo a mídia, essa estranha malformação pode ter ocorrido devido ao fato de o cérebro do animal não estar dividido em dois hemisférios.