As manobras dos EUA no mar Negro ameaçam a paz e a estabilidade, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.
"Fica a impressão de que a Sexta Frota americana no mar Negro está ansiosa por encontrar um inimigo, mas eles fazem isso em vão", advertiu Zakharova em um briefing à imprensa em Moscou, Rússia.
The @USNavy routinely operates in the Black Sea to reassure @NATO Allies & partners and ensure security & stability in the region.
— U.S. Naval Forces Europe-Africa/U.S. 6th Fleet (@USNavyEurope) January 31, 2021
Today, 🇺🇸 #USSDonaldCook operating in international waters in the #BlackSea while a #Russian SU-24 does a low pass nearby.#PowerForPeace pic.twitter.com/6JGNZoncZb
A Marinha dos EUA opera rotineiramente no mar Negro para tranquilizar os aliados e parceiros da OTAN, e garantir a segurança e estabilidade na região. Hoje [31 de janeiro], USS Donald Cook operando em águas internacionais no mar Negro, enquanto um Su-24 russo passa baixo nas proximidades.
Segundo a porta-voz, os exercícios perto das fronteiras da Rússia têm uma orientação antirrussa e "ameaçam a paz e a estabilidade".
A Rússia tem criticado frequentemente os exercícios e presença militares no mar Negro por parte da OTAN. Em 10 de fevereiro, o destróier de mísseis guiados USS Donald Cook, bem como outros, realizou exercícios conjuntos dos EUA e Turquia no mar Negro.