A informação foi dada à Sputnik pela porta-voz da Comissão de Qualidade Ambiental do Texas, Tiffany Young.
"A partir das 16h (19h em Brasília), mais de 1.300 sistemas públicos de água relataram interrupções no serviço devido ao clima, afetando mais de 14,9 milhões de pessoas, muitas das quais geraram avisos para se ferver a água", disse Tiffany.
Pelo menos um milhão de pessoas nos Estados Unidos permaneciam com cortes de energia na quinta-feira (18) devido à forte tempestade de inverno que atingiu o país, segundo relatou a conselheira de Segurança Nacional, Liz Sherwood.
Pelo menos 5 pessoas morreram em um engavetamento que envolveu entre 75 e 100 veículos em uma rodovia do Texas, nos EUA, depois que uma tempestade de inverno deixou bastante gelo na pista https://t.co/ZlIlSQ7DDr
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 11, 2021
Tiffany acrescentou que 159 dos 254 condados do Texas foram afetados por interrupções no sistema de água, afetando o serviço de cerca de metade da população do estado.
Na tarde desta sexta-feira (19), mais de 138.800 casas no Texas não tinham energia devido ao mau tempo. No início desta semana, a tempestade de inverno deixou mais de 4 milhões de casas sem energia devido a interrupções em geradores de gás natural e carvão, e em usinas nucleares.
Na quarta-feira (17), o governador do Texas, Greg Abbott, emitiu uma ordem proibindo o estado de exportar gás natural para outros até 21 de fevereiro, a fim de conservar o abastecimento dos geradores de energia do Texas.
O presidente Joe Biden disse a repórteres nesta sexta-feira (19) que está planejando visitar o Texas na próxima semana para supervisionar os esforços de recuperação da forte tempestade de inverno que deixou milhões de pessoas sem energia esta semana.
Quase 254.000 casas em todo o Mississippi, Oregon, Louisiana e Kentucky também sofreram cortes de energia devido à tempestade.
A NBC News informou que pelo menos 47 pessoas morreram em dez estados, a maioria delas no Texas, por causa da tempestade de inverno.