O asteroide 99942 Apophis, que estará mais próximo da Terra no próximo mês, foi captado esta semana em uma fotografia pelo Projeto Virtual de Telescópios da Europa. A imagem foi capturada pela unidade do telescópio robótico Elena em apenas uma única exposição do céu de 300 segundos.
Na imagem podemos ver o asteroide como um pequeno ponto branco indicado com uma seta à direita. Pode parecer pequeno, mas estima-se que tenha uns 340 metros de largura.
Asteroid #Apophis is well visible again, here it is our latest image, looking forward to share it live next month.#asteroids #AsteroidDay #AsteroidDayItalia
— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) February 17, 2021
👇👇👇https://t.co/hYYVxXe6of pic.twitter.com/RFQWcCc7NH
Asteroide Apophis está bem visível de novo, aqui está nossa imagem mais recente, [estamos] desejosos de o compartilhar em direto no próximo mês.
Batizado com o nome do antigo deus egípcio do caos, da escuridão e da destruição, o asteroide Apophis chamou a atenção dos astrônomos desde 2004, quando indicava uma probabilidade relativamente alta de colidir com o planeta Terra em 2029. Contudo, novas observações afastaram a possibilidade do impacto para esse ano.
De acordo com as previsões da NASA, Apophis se aproximará ainda mais da Terra em 13 de abril de 2029, sem chegar a apresentar nenhuma ameaça. Não obstante, deverá passar a cerca de 31 mil quilômetros acima da superfície terrestre, uma distância menor do que outros eventos naturais que ocorrem na atmosfera de nosso planeta. Prevê-se que nesse dia o asteroide seja visível no céu noturno.
No entanto, um estudo recente considera que Apophis ainda poderá colidir com a Terra, mas só pelo ano de 2068. Os pesquisadores detectaram no objeto espacial uma aceleração de tipo Yarkovsky, um efeito que modifica as órbitas dos corpos celestes pequenos à medida que eles absorvem a radiação solar.