O robô enviou suas primeiras imagens coloridas de Marte, mostrando uma paisagem de terreno estéril e formações misteriosas de rochas.
Após uma jornada de quase 480 milhões de quilômetros viajados no espaço, o aparelho, que pesa pouco mais de uma tonelada e tem o mesmo tamanho de um carro grande, pousou na cratera Jezero, que é considerada um dos locais mais perigosos escolhidos pela NASA até agora, sendo que está cheia de rochas, penhascos e pedregulhos.
Uma das imagens compartilhadas em sua conta no Twitter mostra uma paisagem árida e empoeirada e a sombra do rover vista no solo.
Outra imagem tirada pelo Perseverance exibe o que parecem ser rochas em uma paisagem amarelada ao lado de uma das rodas do veículo.
I love rocks. Look at these right next to my wheel. Are they volcanic or sedimentary? What story do they tell? Can’t wait to find out.#CountdownToMarshttps://t.co/7w3rbvbyoL pic.twitter.com/H3q1M0YJAd
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 19, 2021
Na descrição desta imagem o rover escreveu: "Eu amo rochas. Olhe para estas mesmo ao lado de minha roda. Elas são vulcânicas ou sedimentares?"
Já a última imagem mostra o rover suspenso no ar poucos instantes antes de sua aterrissagem.
A bordo Perseverance tem um dispositivo experimental para obtenção de oxigênio da atmosfera de Marte, bem como um "helicóptero espacial" que voará pela primeira vez noutro planeta.
Os cientistas acreditam que, sendo a cratera um antigo lago, ela pode conter restos de micróbios mortos há muito tempo, no passado remoto em que Marte era um planeta úmido.