O Facebook bloqueou anúncios sobre vacinação contra a COVID-19, segundo informou o jornal Politico. A causa do bloqueio é a proibição de anúncios políticos na mídia social e os algoritmos ligados ao assunto, de acordo com o jornal.
Mensagens pagas de pelo menos 110 grupos destinados a sensibilizar sobre o funcionamento das vacinas ou onde ser vacinado foram marcadas e enviadas para o registro de mensagens políticas do Facebook.
Patrocinadores dos anúncios têm a opção de apelar, mas dizem que o processo pode ser muito custoso, enquanto estão ocupados com a resolução da suspensão de distribuição de vacinas e resposta a novas cepas mais contagiosas do vírus.
O Facebook reconheceu o erro ocorrido de identificação de algumas publicidades e prometeu restaurar o conteúdo.
A rede social impôs restrições à publicidade política durante o ciclo eleitoral do ano passado, tentando combater a propagação da desinformação e promover a transparência. Em novembro de 2020, os veículos de imprensa norte-americanos informaram que o Facebook prolongou as restrições aos seus serviços, mais especificamente a matérias de cunho político, embora planejasse cancelar as restrições.